scorecardresearch ghost pixel



5 dicas infalíveis para economizar combustível em viagens na estrada

Vai pegar estrada e viajar neste final de ano? Fique atento a estas dicas infalíveis para economizar combustível; são simples e funcionam muito bem.



Com o aumento no preço dos combustíveis, em especial o da gasolina, vale tudo na hora de economizar. Afinal, muitas vezes não há outra saída além de continuar utilizando o veículo para rodar nas cidades e estradas. 

Veja também: Proposta quer colocar um fim na taxa de licenciamento de veículos

Ainda mais durante as festas de final de ano, muitos brasileiros viajam para descansar ou para passar a época com parentes e amigos. Pensando nisso, separamos algumas dicas infalíveis para economizar combustível na estrada.

Vale reforçar que em alguns locais do Brasil a gasolina comum chegou a custas R$ 7,21 e o etanol R$ 6,99. Os preços caíram um pouco nos últimos meses, mas ainda continuam bem acima do ideal.  Portanto, alguns ajustes de hábito podem diminuir as idas ao posto de combustível e aliviar o peso no bolso.

Veja 5 dicas de como economizar combustível na estrada

1 – Não ande na reserva ou com tanque até a “boca”

Nada de 8 ou 80. Rodar com o tanque de combustível na reserva pode trazer prejuízos, mas enchê-lo demais também.

Quando a gasolina está na reserva, há mais espaço para evaporação, por isso, o combustível acaba mais rápido. Além disso, uma pane seca pode ocorrer.

Ao completar o tanque é preciso obedecer ao freio do gatilho da bomba. Pedir para completar além do limite é ainda mais nocivo. Isso pode danificar o cânister que filtra gases tóxicos e poluentes. Isso faz gastar mais e render menos.

2 – Desligue o carro

Alguns especialistas dizem para não desligar e ligar o carro a todo o momento. Isso sobrecarrega certas partes do automóvel e também pode gastar mais combustível. Contudo, existem situações em que desligar o automóvel é mais vantajoso do que mantê-lo ligado. Em engarrafamentos muito longos ou em situações em que ficará muito tempo parado, desligue o motor. O carro ligado está gastando combustível.

3 – Não precisa desligar o ar e abrir os vidros nas estradas

Uma coisa é certa, o ar condicionado realmente eleva o consumo de combustível. Por isso, evite utilizar o ar na cidade.Se não estiver muito quente, evite também nas estradas. Porém, abrir os vidros para se refrescar nas rodovias aumenta o consumo de gasolina.

Isso ocorre devido a turbulência que o vento causa. O carro precisa de mais força para continuar acelerando e isso vai gastar mais do que o necessário.

4 – Evite exagerar em acessórios

Muitos acessórios eletrônicos não sobrecarregam apenas a bateria do automóvel: eles podem danificar outros itens, como o motor de partida e trazer mais gasto de combustível.

Além disso, alguns desses equipamentos fornecem um peso extra considerável. Isso também exige mais aceleração e mais gasto.

5 – Atenção ao óleo

Mantenha o óleo sempre em dia. Troque seguindo o prazo de validade, de acordo com a quilometragem ou com o tempo certo. O que vencer primeiro deve ser o sinal de alerta.

Rodar com o carro mal lubrificado pode danificar o motor e aumentar significativamente os gastos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário