Acupuntura pode aumentar a qualidade de vida e melhorar a saúde do seu pet

Entenda os benefícios da medicina tradicional chinesa na promoção do bem-estar do seu animação de estimação.



A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa bastante conhecida no Brasil. Mas o que muitos não sabem é que a terapia também pode promover o bem-estar e tratar a saúde de animais de estimação, nossos amados pets.

Leia mais: Quais raças de cachorros se comportam bem sozinhas em casa?

“Ela [acupuntura veterinária] contribui com a qualidade de vida do animal, melhora o fluxo sanguíneo, estimula o sistema imunológico e ativa os processos regenerativos”, explica a veterinária Jhennifer Espírito Santo.

A médica veterinária da DogHero, Thaís Matos, também pontua que a terapia é usada no tratamento de doenças respiratórias, musculares, dermatológicas e até de problemas na estrutura óssea.

“Ela também pode ser aplicada em casos de problemas neurológicos, no sistema gastrointestinal ou no sistema reprodutivo”, completa.

Dicas sobre a acupuntura veterinária

Não há limite de idade para que o bichinho se beneficie da técnica. Thaís Matos afirma que, em qualquer faixa etária, “a maioria dos pets aceita o tratamento de forma espontânea, conseguindo relaxar e até dormir durante as sessões”.

É importante lembrar que a acupuntura comumente usa agulhas, o que demanda cuidado na hora de movimentar o animal. Jhennifer Espírito Santo explica que o objeto não causa dor, mas que mesmo assim “o comportamento e a reação do animal são avaliados na primeira sessão.”

“No começo as sessões variam entre uma e duas vezes por semana, mas a frequência/quantidade de sessões dependerá do quadro e da gravidade da patologia, sempre seguindo a indicação do médico veterinário acupunturista”, diz Thaís.

As sessões duram entre 20 e 40 minutos, de acordo com a situação do paciente. Em casos crônicos, o pet pode precisar de atendimentos de manutenção.

A acupuntura veterinária normalmente entra como medicina complementar para bichinhos que fazem uso de medicação. Cada animal leva um tempo para sentir os efeitos da técnica, que deve ser realizada por um profissional especializado para evitar problemas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário