scorecardresearch ghost pixel



Adubo caseiro utiliza apenas casca de ovo e resto de café coado

Siga o passo a passo da receita para cuidar das plantas que cultiva em casa. Processo não tem custo e ainda pode gerar economia.



Com a pandemia colocou as pessoas em maior contato com suas próprias casas, novos hábitos foram criados. Na verdade, não se trata totalmente de novidades, afinal uma das mudanças foi a criação de plantas caseiras. Seja para produção de hortaliças, plantas frutíferas ou ornamentais, muitos começaram a plantar em casa. Porém, alguns cuidados são necessários para garantir um vegetal forte e saudável.

Leia mais: As moscas tem te incomodado? Confira essa super dica natural para dar um basta nesses insetos

Um dos pontos mais importantes para cultivar bem as plantinhas está em usar bons fertilizantes. De tempos em tempos é importante revigorar os nutrientes da terra onde está a plantação caseira. O melhor de tudo é que nem é preciso investir muito em adubo. Na verdade, é possível fazer o próprio adubo sem gastar nada e ainda economizar.

Adubo caseiro

Todo mundo pode fazer um bom fertilizante com itens que tem dentro de casa e iria jogar fora. Diversos resíduos de alimentos podem ser reaproveitados na hora do descarte. Por isso, pense duas vezes antes de jogar cascas de ovos, restos de frutas, borra de café e folhas.

Tudo isso pode resultar em um poderoso adubo para garantir plantinhas mais saudáveis e produtivas. O grande segredo está em saber utilizar adequadamente cada elemento.

Como fazer adubo com restos

Logo de cara, o morador tem duas opções para fazer o adubo com restos de alimentos. É possível bater tudo em um liquidificador e produzir o adubo líquido, por exemplo. Também é possível depositar todos os restos em uma composteira, onde os alimentos entram em processo de compostagem.

Os benefícios do próprio adubo são muitos e ajudam, inclusive, a diminuir a poluição do meio ambiente. Fora isso, os nutrientes são ótimos para as plantas. As cascas de ovos, por exemplo, possuem potássio, magnésio e cálcio, além de diminuir a acidez da terra. As cascas também são ótimas para combater pragas, lesmas e caracóis. Basta lavar e secar bem as cascas quebradas e depois triturá-las no liquidificador.

Aqui vai uma receita caseira para adubo de plantas:

  • 2 litros de água;
  • 100 gramas de borra de café;
  • 50 gramas de farinha da casca do ovo.

Misture tudo muito bem e use depois de 24 horas. Também é possível deixar a água de lado e misturar os demais ingredientes na terra. Porém, a versão líquida é mais eficiente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário