scorecardresearch ghost pixel



Aposentados do INSS: 10 benefícios que você talvez não conheça

Aposentados do INSS podem solicitar uma série de benefícios extras, inclusive alguns que elevam o valor dos pagamentos.



A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um benefício desejado pela maioria dos brasileiros. O que muitos segurados que já recebem os pagamentos não sabem, é que existem algumas vantagens garantidas que podem até elevar o valor de seu salário mensal. Conheça algumas delas.

Leia mais: Descubra qual será o salário mínimo de 2022 e quando ele entra em vigor

1 – Plano de saúde

O trabalhador que paga certa porcentagem para usar o plano de saúde de empresa pode continuar usufruindo dele após se aposentar, desde que passe a pagar seu valor total.

2 – Adicional de 25%

A aposentadoria por incapacidade permanente oferece um adicional de 25% sobre o valor do benefício para segurados que precisam de cuidados permanentes de terceiros. A regra vale mesmo para aqueles que ganham o teto do INSS (R$ 6.433,57 atualmente).

3 – Revisão da aposentadoria

Antes de completar 10 anos recebendo o benefício, o segurado pode solicitar a revisão de sua aposentadoria. Esse pedido deve ser motivado por motivos como inclusão de período insalubre ou processo trabalhista, revisão de atividades simultâneas, erro nos salários de arrecadação, entre outras possibilidades.

A reavaliação por elevar o valor dos pagamentos de forma significativa, além de gerar uma boa quantia em retroativos.

4 – FGTS

O aposentado do INSS tem direito a sacar todo o seu saldo do FGTS. Caso permaneça trabalhando na mesma empresa, a retirada pode ser feita mensalmente. Se mudar de trabalho, as regras de saque voltam a ser as tradicionais.

5 – PIS

As cotas do PIS/Pasep estão disponíveis para trabalhadores que atuaram entre 1971 e 1988. Quem ainda não retirou um dinheiro só precisa comparecer a uma agência da Caixa e apresentar seus documentos pessoais.

6 – Pensão por morte

É possível se aposentar sem perder a pensão por morte. Para isso, o cidadão deve optar por receber o benefício menos vantajoso de forma proporcional e o outro de forma integral.

7 – Preferência na restituição do Imposto de Renda

Mais um direito do aposentado do INSS é receber a restituição do IR primeiro. É necessário ter idade mínima de 60 anos e ter enviado os dados corretos à Receita. Em caso de retificação, passa a valer o prazo de entrega da correção.

8 – Reabilitação profissional

Trabalhadores aposentados por invalidez que são considerados aptos para voltar às atividades profissionais devem receber atendimento de saúde e ajuda na sua recolocação profissional. O serviço é prestado por uma equipe formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, fisioterapeutas e outros profissionais.

9 – Salário-família

Mais um direito de aposentados com mais de 65 anos é o salário-família. Para receber, o segurado deve fazer parte de uma família de baixa renda e ter filhos com idade de até 14 anos ou portadores de deficiência.

10 – Quitar financiamento de imóvel

Quem financiou um imóvel antes de se aposentar por incapacidade permanente pode quitar a dívida usando a Carta de Concessão do benefício. Em grande parte dos contratos imobiliários, está previsto um seguro em caso de incapacidade ou morte.




Voltar ao topo

Deixe um comentário