A versão do iOS 15.2 foi lançada recentemente e trouxe uma novidade bem interessante para os usuários. Quem gosta dos aparelhos da Apple agora conta um Relatório de Privacidade dos Apps. Este é exatamente o nome de uma ferramenta que registra todos os acessos dos apps em seus dados.
Veja também: WhatsApp esconde “visto por último” para contatos desconhecidos
A partir de agora, o iPhone e o iPad mostrarão relatórios semanais sobre os acessos às suas informações. Afinal, boa parte dos aplicativos instalados no celular contam com permissão para vários fins. Não pense que essas permissões são solicitadas apenas por precaução. Diversos apps podem sim ter acesso a dados realmente sensíveis presentes em seu dispositivo.
Apple registra acesso de apps aos dados pessoais e ainda emite relatório
A nova função presente no sistema operacional atualizado relata os acessos contabilizados nas seguintes áreas:
- Acesso a Dados e Sensores (câmera, microfone, localização);
- Atividade de Rede em Apps;
- Atividade de Rede em Sites;
- Domínios Mais Contatados.
Todas as informações do relatório são bem completas e exibem vários detalhes sobre a atividade. O usuário consegue ter acesso à data, horário e endereço de onde os seus dados foram vistos.
“Isso permite que você veja se um app pode estar compartilhando os seus dados com terceiros com base nos domínios que um app contata”. Foi o que informou a Apple na descrição da ferramenta dentro do iOS.
Como saber quem está espionando meus dados no iPhone?
O que poucos usuários sabem é que essa ferramenta tão útil, vem desativada na atualização. Em outras palavras, os usuários têm que ativar ela para que os relatórios sejam emitidos. O procedimento para isso é bastante simples; confira a seguir:
- Acesse a área de Ajustes;
- Toque na opção de Privacidade;
- Role as opções “Relatório de privacidade de Apps”;
- Por fim basta tocar em Ativar.
Pronto, em alguns minutos você começará a ter acesso aos dados informados acima. Caso seu aparelho ainda não esteja com a última atualização do isso, procure pela ferramenta de “Atualização de Software”.