Não tem jeito, a idade chega para todo mundo. E com os nossos pets não é diferente. Se você pegou o seu cãozinho ainda filhote, você sabe bem a idade que ele tem. Agora se você adotou, por exemplo, um pet maiorzinho e não sabe se a idade está chegando para ele, fique de olho nas dicas e em como ajudar nas dificuldades que podem surgir para um cachorro idoso.
Leia mais: Lista: 9 plantas tóxicas para pets comuns no Brasil
Os cães, assim como nós, precisam de cuidados maiores quando envelhecem. Alguns perdem os dentes e têm dificuldade para comer. Outros ficam parados demais e começam a ganhar peso, o que coloca a saúde em risco. Por isso, você sabe identificar se o seu pet está idoso?
Dicas para cuidar de cachorro idoso
Quando o cão fica mais velho, os pelos tendem a mudar de cor e a cair mais. Esse é um dos sinais mais fáceis de identificar quando um pet está envelhecendo. Além disso, eles podem apresentar perdas na audição e também visuais.
Se você chamar o seu pet pelo nome e ele sequer se mover, talvez seja o caso de avaliar se ele teve alguma perda na audição.
O cãozinho idosos também tem mais dificuldade para se movimentar. Ele perde alguns impulsos que antes eram impossíveis de controlar. Além de o cansaço também ser maior, eles ficam ainda mais tempo dormindo ou quietinhos em um canto confortável da casa.
Atenção se o seu pet também apresentar dificuldade para comer. Alguns passam a se alimentar menos. Porém, tem aqueles que ficam ainda mais comilões e sedentários. Nesse caso, um sinal é o aumento de peso.
Você sabia que um pet já é considerado idosos a partir dos 7 anos de vida? Pois é. Quando essa idade chega para o seu pet, além de levar numa consulta com o veterinário, você também precisa comprar rações específicas para cães idosos.
Se você tem certeza que o seu pet já está idoso, adote alguns cuidados para dar mais qualidade de vida para o seu companheiro. Diminua a intensidade dos exercícios físicos, faça passeios mais calmos e curtos e dê ainda mais amor para o seu pet.