scorecardresearch ghost pixel



Como fazer amigo secreto divertido e sem confusões para o Natal

Algumas dicas práticas e simples podem fazer toda a diferença no sorteio do amigo secreto. Garante que os participantes vão se divertir com a brincadeira.



Final de ano são muitas comemorações e vários momentos históricos para relembrar. Contudo, a data também é sinônimo de troca de presentes entre amigos, colegas e familiares.

Veja também: Orçamento organizado: 6 gastos mensais para cortar ou reduzir em 2022

Seja no trabalho ou em casa, os amigos secretos fazem sucesso e geram bastante expectativa. Para aprender a organizar um amigo secreto de modo prático e sem confusão, vale a pena conferir algumas dicas.

Organizando amigo secreto de forma prática

Apenas reunir os participantes e combinar uma troca de presentes não basta. Para que o amigo secreto acontece sem surpresas desagradáveis é preciso ter organização. Alguém tem que se colocar à frente e cumprir uma espécie de check list.

Confira algumas dicas para seu amigo secreto ser um sucesso:

1 – Defina os participantes

A primeira coisa a se fazer é saber quem vai participar. Pergunte para os familiares ou colegas de trabalho sobre o interesse em entrar na brincadeira. Explique como funciona e peça para confirmar com certeza. Uma vez que a pessoa garantir presença, não dá para furar o compromisso. Por isso, organize com alguns dias de antecedência.

2 – Estabeleça um valor médio

Colocar um valor máximo apenas não funciona não bem. Da mesma forma, apenas ter o mínimo pode gerar confusão. Isso porque algumas pessoas podem se sentir desvalorizadas por ganharem um presente mais simples. Reúna os participantes e veja qual é o valor mais adequado para que todos brinquem.

O ideal é estipular um valor mínimo e um valor máximo. Por exemplo: os presentes podem custar entre R$ 30 e R$ 50. Evite que a diferença seja muito grande.

3 – Temas

Uma sugestão é utilizar temas para o amigo secreto. Por exemplo: livros, roupas, comida, artesanato, cosméticos etc. Assim, os presentes acabam obedecendo a um padrão e dificilmente alguém vai se chatear.

4 – Formas de sorteio

Existem basicamente duas formas de sorteio: presencial e digital. Na primeira, cada um dos participantes coloca o nome em um papel. Depois, alguém embaralha os papéis dobrados e cada um tira um nome. O nome sorteado e o da pessoa que você deve presentear.

Se alguém tirar o próprio nome, o amigo secreto tem que ser sorteado novamente.

No formato digital, um aplicativo se encarrega do processo. Os nomes são colocados no programa e ele garante que o sorteio não terá informações conflitantes. Depois, cada um recebe uma notificação por e-mail ou mensagem sobre quem é o seu amigo secreto.

5 – Atenção

Lembre-se que o amigo secreto é uma brincadeira e não deve ser levado tão a sério. Escolha um presente que seu amigo vá gostar e dê a opção de trocar se for o caso. O mais importante é a confraternização e a diversão.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário