scorecardresearch ghost pixel



Conheça 4 maneiras de antecipar e aumentar sua aposentadoria do INSS

Dicas podem aumentar o tempo de contribuição do trabalhador, antecipando a liberação e aumentando o valor do benefício.



Acelerar e aumentar a aposentadoria é um sonho para muitos trabalhadores, mas ele pode se tornar uma realidade. A forma mais simples de fazer isso é elevar o tempo de contribuição exigido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Leia mais: Trabalhou antes de 1998? Veja como fica a aposentadoria do INSS

Milhões de pessoas acabam se esquecendo de contabilizar alguns períodos trabalhados, gerando perdas no benefício. Além de se aposentar mais cedo, é possível aumentar o valor da aposentadoria tomando algumas atitudes simples.

Desde que a Reforma da Previdência entrou em vigor, em novembro de 2019, o tempo de contribuição passou a impactar a aposentadoria por invalidez e o auxílio-doença. Então, se você quer aumentar esse período e garantir um benefício melhor, confira as dicas a seguir.

Pagar contribuições em atraso

Mesmo que tenha deixado de recolher suas contribuições por certo período de tempo, o segurado facultativo ou contribuinte individual pode quitar esses valores posteriormente. O pagamento dos atrasados aumenta o tempo de contribuição e reduz a espera até a aposentadoria.

As regras para recolhimento de atrasados são bastante específicas, por isso é indicada a contratação de um profissional especializado para fazer os cálculos.

Incluir o tempo de serviço militar

O trabalhador que prestou serviço militar pode incluir esse período no cálculo do tempo para obter a aposentadoria, embora ele não conste no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Para isso, ele deve anexar o certificado de reservista ao processo administrativo de solicitação do benefício.

Incluir o tempo como aluno aprendiz

Assim como quem prestou serviço militar, o trabalhador que foi aluno-aprendiz em escola técnica também tem direito a considerar esse período como tempo de contribuição. Contudo, é preciso ter havido remuneração, mesmo que de maneira indireta.

Converter tempo especial em comum 

A última dica para se aposentar em menos tempo é conter o tempo de serviço especial em comum. É importante ficar atento ao usar essa dica, já que em algumas situações, o trabalhador pode não conseguir completar a exigência total para garantir o tempo especial exigido.

Mas, nos casos em que dá certo, a conversão em tempo comum faz o tempo especial contar até 40% a mais para os homens e 20% a mais para as mulheres.




Voltar ao topo

Deixe um comentário