scorecardresearch ghost pixel



Doenças que garantem aposentadoria por invalidez, mas que você não sabia

Aqueles que cumprem os requisitos devem acessar o site Meu INSS e realizar um cadastro. Outra forma é pela central telefônica 135.



A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos benefícios previdenciários que mais geram dúvida na cabeça dos brasileiros. Mas o que muita gente não sabe é que além da tradicional forma de aposentadoria, por tempo de contribuição e idade, também é possível solicitar a aposentadoria por invalidez.

Leia mais: Veja como consultar o IPVA 2022, data para pagar e se tem desconto

A aposentadoria por invalidez é concedida pelo INSS ao segurado acometido por doença grave que o incapacita ao trabalho. Podem receber aqueles que estão com as contribuições previdenciárias em dia.

Além dessa regra, outros requisitos também são exigidos. Confira:

  • Carência mínima de 12 meses (ou 12 contribuições);
  • Comprovar a incapacidade por meio de laudo médico, exames, atestados dentre outros documentos que podem ser solicitados;
  • Apresentar qualidade de segurado, com inscrição junto à Previdência Social, tendo feito os devidos pagamentos mensais; ou
  • Estar no chamado “período de graça”, que é quando o trabalhador mantém o vínculo com o sistema previdenciário, mesmo que não esteja contribuindo;

Doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez

A lista de enfermidades que autorizam dão direito ao benefício inclui: cardiopatia grave, cegueira, doença de Paget, esclerose múltipla, HIV (síndrome da imunodeficiência adquirida) e espondiloartrose anquilosante.

O que poucas pessoas sabem é que outras doenças também dão direito à aposentadoria por invalidez, a saber: hanseníase, hepatopatia grave, neoplastia maligna, nefropatia grave, tuberculose, paralisia e radiação por medicina especializada.

Nos casos mencionados acima, a carência como critério de concessão é dispensada. A duração da aposentadoria por invalidez vai enquanto o permanecer a incapacidade. Assim que o segurado se recupera e retorna ao trabalho, ela é automaticamente cancelada.

Como solicitar a aposentadoria por invalidez?

Aqueles que cumprem os requisitos, ou apresentam alguma das doenças listadas pelo INSS, devem acessar o site Meu INSS e realizar um cadastro.

Lembrando que é necessário ter em mãos os documentos pessoais, laudos e exames médicos, além da carteira de trabalho. Outra forma de solicitar o benefício é por meio do telefone 135. Em ambos os casos a perícia médica é indispensável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário