Conheça a zamioculca, fácil de cuidar e ideal para quem tem pouco tempo

Aprenda como plantar e fazê-la dar brotos.



Se você gosta de plantas, mas não tem muito tempo para cuidar ou deseja usá-las para decorar os lugares que não possuem luz, como o escritório ou na sala de casa, por exemplo, a zamioculca é uma ótima opção. Isso porque, além de ser resistente a longos períodos sem luz, ainda pode ficar também algum tempo sem água.

Leia ainda: Vai viajar? Cordão com água não deixa planta morrer na sua ausência

As folhas dessa linda planta africana são rústicas de cor verde escuro e possuem uma aparência vistosa. A zamioculca não precisa ser podada e pode alcançar o tamanho de aproximadamente 1 metro. Se interessou? Então vem com a gente e aprenda a fazer esta planta dar brotos, crescer e ainda produzir mudas.

Por onde começar a plantar?

Zamioculca
Zamioculca

Tendo em vista o tamanho que ela pode chegar e o desenvolvimento de sua raiz, é importante que ela seja plantada em um vaso grande, dando espaço para que ela cresça bem e seja nutrida.

Faça camadas no vaso fundo, primeiro coloque algumas pedrinhas para que a drenagem da água aconteça com mais facilidade. Depois coloque também um pouco de argila, e então faça uma camada de terra simples. Importante: para cada ½ porção de areia coloque ½ porção húmus de minhoca.

É uma planta fácil de ser cuidada e cultivada, mas, como mencionamos acima, ela fica bem sem muita água e exposição solar, portanto, é de extrema importância que o seu solo seja molhado pelo menos de uma a duas vezes por semana, apenas quando estiver seco. Não a coloque em contato direto com a luz solar, apenas a claridade é suficiente para ela cresça e se desenvolva bem, sendo ideal para jardins de inverno.

Cuidado com crianças e os animais, a Zamioculca, possui em seu caule, folhas, flores e galhos uma substancia tóxica que quando entram em contato com a pele podem causar inchaço, queimação e dor, além de outros sintomas.

Brotos de Zamioculca

Escolha galhos saudáveis e adultos, corte as folhas com cuidado e mantenha os folíolos e os cabos que prendem o galho. Depois, prepare o solo. É importante que ele esteja bem fertilizado e tenha uma boa drenagem, conforme explicamos acima, a regra é a mesma. Depois disso, posicione as folhas com os cabos para baixo com aproximadamente 5cm de afastamento uma das outras.

Posicione o vaso na sombra ou em meia sombra, você pode regá-la apenas com o borrifador, o importante é manter o solo sempre úmido. Para que os novos brotos saiam são necessários cerca de 6 a 7 meses. Quando eles saírem faça a transferência para vasos individuais, a fim de que eles se desenvolvam de forma saudável.




Voltar ao topo

Deixe um comentário