Converter o carro para gás deixa o IPVA 2022 mais barato?

Na tentativa de evitar os altos preços dos combustíveis, consumidores têm optado por adaptar o veículo ao Gás Natural Veicular (GNV).



Os preços da gasolina, etanol e diesel chegaram a níveis recordes no país. Tentando fugir dessa alta incessante e buscando economizar, muitos condutores optam por converter o veículo ao Gás Natural Veicular (GNV) usando o chamado Kit Gás.

Leia mais: Auxílio Brasil: Veja o passo a passo para sacar o benefício 

O gás natural é mais econômico, mas ainda tem outra grande vantagem. Em alguns estados brasileiros, quem tem um carro movido a GNV pode obter descontos no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

A redução pode ser bastante atrativa em alguns lugares, já que o próprio estado define sua alíquota. No Rio de Janeiro, por exemplo, quem tem um carro com Kit Gás paga alíquota de 1,5% de IPVA, enquanto os demais proprietários precisam desembolsar 4% sobre o valor venal do veículo.

Quem tem interesse em fazer a conversão precisa primeiro passar por uma vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para conhecer as regras adotadas em seu estado, também é necessário entrar em contato com o órgão.

GNV tem desvantagens?

Apesar de ser bastante econômico, já que custa até até metade do preço do etanol e da gasolina, o gás tem algumas particularidades. Nos últimos meses, os preços do produto têm subido bastante por conta da procura, com o Kit de 60 litros sendo vendido por cerca de R$ 1 mil acima do seu preço habitual.

Além de ter certeza de que pode custear os gastos com mudança, o motorista também precisa saber que o desempenho do carro vai cair um pouco. Isso ocorre, principalmente, em automóveis movidos a gasolina.




Voltar ao topo

Deixe um comentário