Corridas via app ficam mais caras e difíceis no fim de ano; Saiba o porquê

Segundo as empresas, desequilíbrio nos valores fica mais visível nos lugares onde a falta de colaboradores em circulação é mais acentuada.



Usuários de aplicativos de transporte particular, como a Uber e a 99, perceberam um aumento no tempo de espera para conseguir um carro e também nos valores mais altos cobrados pelas viagens, incluindo aquelas de curta distância. Mas por que isso está acontecendo?

Leia mais: Fim da Uber no Brasil? Justiça faz motorista de aplicativo virar CLT

Parte da culpa na demora em conseguir um carro e da subida nos preços das viagens está relacionada com o aumento na demanda pelo serviço no final de ano. Trata-se de um fenômeno comum, mas que muitas vezes acaba não sendo notado por alguns usuários do serviço.

Tanto a Uber quanto a 99 confirmaram que o crescimento no número de viagens nesta época do ano impacta diretamente no mercado e na oferta de serviços disponíveis. Ou seja, quanto mais pedidos em uma localidade, maior será o preço total da viagem.

E o desequilíbrio dos valores fica mais visível nos lugares onde a falta de colaboradores em circulação é mais acentuada. Além disso, o avanço da vacinação e a reabertura das atividades pelas autoridades também fazem a busca pelos aplicativos encarecer as corridas.

“Os usuários estão tendo que esperar mais tempo por uma viagem porque, especialmente nos horários de pico, há momentos em que há mais solicitações do que motoristas parceiros disponíveis para atendê-las”, afirma a Uber, em nota.

Demanda não é único motivo

Por outro lado, é impossível não mencionar o fato de que os aplicativos de transporte particular passaram por grandes mudanças ao longo de 2021. O constante cancelamento de pedidos de viagens foi a principal reclamação dos usuários, que ainda encontram dificuldade na hora de solicitar uma corrida.

Cabe mencionar que, este ano, as empresas de mobilidade enfrentaram uma forte debandada de motoristas parceiros insatisfeitos com a política de preços adotada pelas empresas.

Além disso, com o aumento no preço de combustíveis e a inflação de insumos de manutenção dos veículos nas alturas, só piorou a situação para quem tinha nos serviços por aplicativo a solução mais prática de locomoção.




Voltar ao topo

Deixe um comentário