scorecardresearch ghost pixel



Cuidado: App da Google Store infecta mais de 500 mil celulares Android

Depois de instalada, ferramenta pode inscrever as vítimas em serviços premium de SMS para roubar dinheiro e cometer fraudes.



Usuários de dispositivos Android que fizeram o download de um aplicativo da Google Play Store tiveram seus celulares infectados com o vírus Joker. Segundo um recente relatório da firma de segurança Pradeo, mais de 500 mil celulares já baixaram a ferramenta nos seus aparelhos.

Leia mais: Ganhe dinheiro no TikTok com promoção que paga até R$ 900

O aplicativo em questão é o Color Message, divulgado na loja virtual como uma plataforma que permite o usuário personalizar mensagens de SMS pelo celular. Porém, assim que a ferramenta é instalada no dispositivo, o Joker entra em ação.

Confira o anúncio da ferramenta na Google Play Store:

Ameaças

Assim que o vírus Joker é incorporado ao sistema do celular, ele passa a simular cliques em anúncios maliciosos para gerar receita aos seus controladores. Além disso, o aplicativo também pode inscrever as vítimas em serviços premium de SMS para roubar dinheiro e cometer fraudes.

Tudo acontece por meio de um servidor na Rússia, que detém todos os detalhes da lista de contatos do aparelho celular. Resenhas negativas na loja virtual mostram que a ferramenta de fato realiza cobranças sem a pessoa ter assinado ou usado o serviço do app.

Com a descoberta em relação aos perigos do aplicativo, o relatório da firma de segurança recomenda que os usuários que fizeram o download do Color Message desinstalem a ferramenta imediatamente do celular ou de qualquer outro dispositivo Android.




Voltar ao topo

Deixe um comentário