Uma das plantas ornamentais mais populares do Brasil é o lírio da paz. Sua flor branca é utilizada por diversas culturas há milênios. Por ser bastante resistente, o lírio da paz não demanda grandes esforços para seu cuidado.
Isso não quer dizer que basta deixar a planta de lado que ela continuar a se manter saudável. Pelo contrário, para manter a bela flor do lírio aberta e vistosa, é preciso atenção.
Veja também: Flor de natal: aprenda como cultivá-la em casa e deixando seu jardim mais bonito
Como cuidar de lírio da paz:
A primeira coisa a se ter em mente é que o lírio da paz precisa de locais úmidos e moderadamente ventilados. Além disso, esta é uma planta que se dá melhor em ambientes de climas mais frios. Com as temperaturas mais baixas, o lírio da paz floresce em grande estilo. Contraditoriamente, a flor se abre durante a primavera, quando a temperatura começa a esquentar.
Para garantir florações cada vez mais bonitas, algumas atitudes podem ser tomadas. A primeira é recolher as flores secas da terra logo depois da primeira etapa de floração. É indicado cortar as partes ressecadas da planta e separar os bulbos novos que caíram.
Esses “bulbinhos” devem ser armazenados na geladeira para que sejam plantados na próxima primavera. Antes de guardar é importante lavá-los com água limpa.
Cuidados essenciais
O lírio da paz é uma planta que prefere locais com sombra. Mudanças bruscas de temperatura atrapalham bastante o desenvolvimento da planta. A partir destas características, o lírio da paz é uma boa opção para se ter em casa. No geral, as residências brasileiras têm clima ameno, sombra e oferecem boas condições.
Isso não quer dizer que o lírio não deva ser colocado ao sol. Na verdade, ele é uma planta que precisa de luz solar, assim como todas, porém deve ser dosada. O ideal é expor o lírio ao sol fraco, presente no entardecer e no amanhecer.
Por fim, uma dica importante é manter o lírio protegido dos ventos. Se for exposto a correntes de ar fortes, as pontas começam a queimar a planta sofrerá bastante.