scorecardresearch ghost pixel



Economize combustível utilizando estes truques na hora de dirigir

Forma como se manuseia e pilota o carro também influencia na questão de economia e eficiência energética do veículo. Aprenda a economizar.



O preço dos combustíveis têm apresentado estabilidade desde o último mês. No entanto, os valores ainda são considerados elevados para a grande parcela da população, que enfrenta dificuldade econômica na hora de encher o tanque.

Leia mais: Siga estas 5 dicas e nunca mais erre ao calibrar os pneus do carro

Além de estar com a manutenção em dia, a forma como se manuseia e pilota o carro também influencia na questão de economia e eficiência energética do veículo.

Ou seja, o jeito como o motorista pilota gera um impacto considerável (seja ele positivo ou negativo) nas despesas com abastecimento. O estilo de condução pode, apenas ele, reduzir sozinho em até 10% o consumo de combustíveis.

Truques para dirigir de forma econômica e gastar menos combustível

Veja a seguir algumas práticas que podem fazer o carro “beber” menos gasolina ou álcool enquanto está em movimento:

  • Não faça acelerações e frenagens bruscas, pois isso contribui para o desgaste do motor e dos freios. Prefira acelerar e frear de forma mais suave.
  • Não mantenha o pé no pedal da embreagem com a marcha já engatada. Esse vício pode resultar na perda de tração e desgastar componentes. Praticar isso com frequência pode fazer você trocar o conjunto de embreagem antes do tempo.
  • Não carregue muita carga sem necessidade. Muitas pessoas costumam colocar uma infinidade de coisas no porta-malas e carregá-las para todos os cantos, seja por preguiça de tirá-las de lá ou para casos de emergência. Mas saiba que quanto mais peso colocado no veículo, maior será o seu consumo de combustível.
  • Aprenda a utilizar o ar-condicionado. Nunca ligue o dispositivo com os vidros abertos. Além disso, se o clima estiver ameno e não muito quente, procure não ajustar o resfriamento para o nível mais alto.
  • Não conduza o veículo na “banguela”. O motorista que tem o costume de dirigir com o câmbio no ponto-morto, sobretudo em descidas, não está economizando combustível. Pelo contrário, ele está contribuindo para o desgaste prematuro dos freios além de colocar a segurança dele e de outras pessoas em risco.




Voltar ao topo

Deixe um comentário