scorecardresearch ghost pixel



Empresas começam a preferir vídeos no lugar de currículos tradicionais

Pesquisa divulgada pelo Linkedin aponta tendência em vídeos-currículos para processos seletivos no mundo inteiro. Imagem é mais completa e dinâmica.



O Linkedin, a maior plataforma profissional entre as redes sociais do mundo, divulgou uma pesquisa interessante. O trabalho foi disponibilizado no primeiro semestre do ano e sugere que os vídeos são o futuro do currículo.

Veja também: Seguro-desemprego pode ser liberado para quem é MEI?

Em outras palavras, os vídeo-currículos estão ganhando mais força a cada dia entre os recrutadores. A pesquisa ouviu gerentes de recursos humanos e dois mil profissionais nos EUA.

Futuro dos currículos

Todos os trabalhadores entrevistados estavam em busca de um emprego. Para 75% das pessoas envolvidas com RH, o currículo tradicional é deficitário. Este documento não seria suficiente para informar as habilidades e características dos profissionais. A porcentagem dos que preferem um vídeo-currículo é ainda maior e chega aos 76%.

Diversas empresas brasileiras já começaram a pedir vídeos em processos seletivos. Grandes organizações como Kinoplex e Rede Globo chegaram a adotar o procedimento. Os vídeos, portanto, devem se consolidar como uma forma mais eficiente para contratações. Por isso, é bom já se preparar para produzir um material interessante e convincente.

Como fazer um vídeo-currículo:

Para fazer um vídeo-currículo interessante é necessário observar alguns fatores. O primeiro é escolher um ambiente agradável e com boa iluminação. Além disso, o local precisa ser silencioso e passar uma boa impressão.

Outra dica é fazer um roteiro antes de gravar, assim é possível garantir que não esqueceu de fazer nada. Comece falando de você e um pouco sobre sua vida pessoal, mas destaque a experiência profissional. Faça uma boa apresentação.

Dê ênfase em sua qualificação, mas mostrar que tem capacidades e conhecimentos na área. Uma dica importante é pesquisar sobre a empresa. Isso pode ajudar muito na hora de produzir um conteúdo que agrade o seu futuro empregador.

Grave quantas vezes for necessário. Aliás, coloque uma roupa legal e que passe uma boa impressão. Querendo ou não, a imagem é importante e faz parte da linguagem visual em um vídeo. Aproveite as dicas e boa sorte nos processos seletivos futuros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário