Se você é dono de um cachorro certamente já se perguntou quais alimentos da dieta dos humanos podem fazer mal a ele. A reposta inclui uma variedade de itens que podem causar vômito, enjoo, mal-estar e, em casos mais graves, levar o animal a óbito.
Leia mais: Posso deixar o cachorro dormir comigo na cama? Veja quais são os riscos
Por isso é importante ter atenção com tudo aquilo que é oferecido aos cães, inclusive na questão relacionada às frutas. Apesar de inofensivas e até saudáveis para o homem, os alimentos podem conter substâncias nocivas aos pets. Veja a seguir uma lista de frutas que o cachorro não pode comer.
Lista de frutas que fazem mal ao cachorro e ele não pode comer
Mesmo sendo sinônimos de nutrientes, nem todas frutas fazem bem aos nosso amigos de quatro patas, pelo contrário, algumas podem causar sérios danos à saúde animal. Observe a seguir quais frutas o cachorro não pode comer:
- Abacaxi: apesar de não se considerado um “veneno” para o animal, o alimento, em razão do seu excesso de acidez, pode provocar complicações no estômago do bichinho.
- Carambola: a fruta é uma verdadeira polêmica por si só. Mas no mundo dos pets, o alimento pode provocar doenças renais devido certas substâncias. Por isso, o ideal é mantê-la longe do pet.
- Uva e passas: alimentar um cão com uva pode ser extremamente perigoso. Especialistas ainda não sabem ao certo quais substâncias contidas no alimento prejudicam a saúde do animal, porém relatos de mortes de pets causados pela ingestão em excesso da fruta já existem. O mesmo se aplica às passas, que também apresentam igual risco.
- Abacate: o alimento deve ser mantido longe dos cães, pois em seu interior existe uma substância chamada persina, que faz mal aos pets. No organismo dos animais, ela pode causar diarreias, problemas no coração e vômitos.
- Laranja e limão: assim como o abacaxi, a acidez da laranja e do limão fazem com que os alimentos entrem na lista de frutas que o cachorro não pode comer. Consumidas em excesso, elas podem causar gastrite e outras complicações.