scorecardresearch ghost pixel



O perigo de alimentar cães com restos de alimento da sua mesa

Oferecer restos de comidas feitas para humanos pode levar o animal a ingerir substâncias prejudiciais à sua saúde.



Quem tem um cachorro conhece bem aquela carinha que ele faz quando você está se alimentando. Muitos tutores acabam caindo na graça dos seus amigos e oferecendo restos de comida humana, sem conhecer o perigo envolvido nessa prática.

Leia mais: 5 petiscos que são prejudiciais à saúde do cachorro

De maneira geral, alimentar o pet com ingredientes humanos não é errado. Adeptos da Alimentação Natural Caseira (AN), por exemplo, oferecem uma dieta balanceada, nutritiva e saudável composta por alimentos frescos, muitas vezes selecionados por uma nutricionista veterinária.

O problema é quando o tutor almoça e acaba alimentando o cão com os restos da mesa. Além da falta de nutrientes apropriados, que estão presentes na ração, o tipo de comida que eles ingerem nessas situações também não é indicado.

O alto consumo de gorduras causa má funcionamento do pâncreas e pode levar o animal a desenvolver obesidade. Já os ossos de galinhas podem se quebrar e criar pontas capazes de perfurar algum órgão do peludo.

Outro perigo são os temperos, como cebola e alho, que possuem componentes prejudiciais aos cães, como o tiosulfato. Ao entrar em contato com o organismo do pet, a substância pode destruir os glóbulos vermelhos e provocar casos graves de anemia.

Comidas proibidas para os cães

A lista de comidas que você deve manter longe do seu pet inclui alimentos industrializados, com muita gordura e até certos tipos de fruta. Veja alguns exemplos de itens proibidos para cães:

  • Passas;
  • Chocolate;
  • Uva;
  • Comidas e bebidas com adoçantes ou cafeína;
  • Pizza;
  • Batata frita.

Para cortar de vez esse hábito de alimentar o animal à mesa, o melhor jeito é fingir não está vendo sua carinha de ‘pidão’. Também é indicado deixá-lo longe da mesa onde você faz suas refeições e até recompensar o pet quando ele não se aproximar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário