scorecardresearch ghost pixel



Governo encaminha proposta para retomar Auxílio Emergencial

Medida pode ser uma manobra para garantir pagamento de benefício caso PEC dos Precatórios não seja aprovada. Proposta visa abrir espaço para R$ 2.8 bilhões no orçamento.



O Congresso Nacional vai analisar um pedido de orçamento para bancar o Auxílio Emergencial. O governo federal encaminhou uma solicitação de R$ 2,8 bilhões para custear o auxílio. A medida seria uma forma de oferecer dinheiro ao povo enquanto o Auxílio Brasil é analisado.

Leia mais: Família que ganha um salário mínimo pode solicitar o Auxílio Brasil?

Alternativa

De acordo com a Secretaria do Governo, a solicitação foi feita para reprogramar o orçamento vigente. Trata-se, portanto, de “uma nova categoria de programação no orçamento vigente”.

A proposta foi analisada por especialistas como uma alternativa à PEC dos Precatórios. Afinal, a PEC pode encontrar barreiras no poder legislativo. Com isso, o governo visa manter a popularidade elevado par ao ano eleitoral de 2022.

“A abertura visa incluir nova categoria de programação no orçamento vigente, com o objetivo de viabilizar, no âmbito da Administração Direta do Órgão, o custeio do ‘Auxílio Emergencial de Proteção Social a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, Devido à Pandemia da Covid-19’. O crédito será financiado pelo cancelamento de dotações orçamentárias”. Foi o que informou a Secretaria para a imprensa.

Auxílios

O Auxílio emergencial terminou no mês de outubro com a proposta de ceder espaço ao Auxílio Brasil. Este último foi criado para substituir o Bolsa Família e começou a ser pago em novembro. Porém, a continuidade do programa ainda depende de aprovações políticas. O orçamento para 2022 encontra-se inchado e sem espaço para o benefício. Por isso, a aprovação da PEC dos Precatórios é a aposta do governo em manter o projeto.

Agora, a tentativa é de retomar o Auxílio Emergencial a fim de garantir a política de assistencialismo. Os reflexos da pandemia ainda continuam, mesmo após a flexibilização das normas em vários estados. O número de pessoas na linha da extrema pobreza aumentou e as necessidades sociais também. Por isso, a manutenção de um auxílio é tão importante neste momento. Vale destacar que os beneficiários do Bolsa Família já estão recebendo o novo Auxílio Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário