Horário de funcionamento dos bancos sofrerá alteração no final do ano

Confira quando as agências e serviços estarão disponíveis durante as vésperas de Natal e de Ano-Novo. Veja qual é a dica para manter as responsabilidades em dia.



O ano está acabando e você precisa resolver alguma pendência bancária? É bom ficar atento, pois existem alterações no horário de funcionamento dos bancos.

As agências bancárias abrem em horário especial na véspera do Natal. No dia 31, as instituições financeiras ficam fechadas, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Veja também: Auxílio Brasil: Caixa finaliza pagamentos de R$ 400 nesta quinta; Saiba quem recebe

A Febraban ressalta que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionam nos dias de Natal e de Ano-Novo. As informações também foram divulgadas pela Agência Brasil.

Horário de funcionamento dos bancos para o final do ano – 2021

Dessa forma, o último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal, não será 31 de dezembro. Para a realização de todas as operações bancárias, os clientes têm até a próxima quinta-feira, 30 de dezembro.

Horário dos bancos para atendimento na sexta-feira (24)

Na véspera de Natal, as agências funcionam da seguinte forma:

  • Estados com horário de Brasília: das 9h às 11h;
  • Estados com diferença de 1h em relação a Brasília: das 8h às 10h;
  • Estados com diferença de 2h em relação a Brasília: das 8h às 10h;

Fonte: Febraban

Meios e canais de atendimento disponíveis

A população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking. Além disso, podem utilizar caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas, como água, energia e telefone, vencidos no feriado poderão ser pagos sem juros no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

A dica está em utilizar os meios eletrônicos e digitais para evitar filas e viabilizar as transações rapidamente.

Foto: Agência Brasil




Voltar ao topo

Deixe um comentário