scorecardresearch ghost pixel



Amortização de financiamento

O conceito se refere ao pagamento de maneira parcelada de algum débito. Ele é realizado sobre o principal da dívida, o qual corresponde ao valor que foi emprestado. Entenda como a amortização funciona pelo método SAC e o Price e saiba quais são suas diferenças.



Amortização é quando uma dívida é reduzida por meio de pagamentos parciais. O processo acontece quando alguém pede um financiamento ao banco e depois paga suas parcelas. A cada mês, o saldo fica cada vez menor, então se diz que ele foi amortizado.

O caso acima é um exemplo de amortização, a qual é realizada sobre o chamado principal da dívida. Este diz respeito ao valor que foi emprestado ao devedor de maneira integral. Assim sendo, se foi realizado um financiamento de R$ 100 mil para a compra de uma casa, por exemplo, este é o valor principal da dívida.

Dessa forma, as parcelas que são pagas com uma periodicidade incluem também juros e taxas, além da amortização do saldo devedor. Por isso, tanto a amortização, quanto as outras taxas podem ser distribuídas de maneira diferente no omento de parcelar o financiamento.

Portanto, é essa distribuição diferente que faz com que haja distintos formatos de sistema de amortização de financiamentos. No Brasil, os métodos mais utilizados são o Sistema de Amortização Constante (SAC) e a tabela Price.

Método SAC: como funciona

Este método é mais utilizado em financiamentos de longo prazo, principalmente de imóveis. Por meio dele, as parcelas vão diminuindo o valor quando a dívida vai sendo paga.

O método SAC prevê uma amortização constante. Logo, todos os meses o devedor abate o valor principal da dívida que possui. No entanto, em decorrência dos juros, acontece a diferença no valor das parcelas.

Assim sendo, com o saldo devedor, os juros são calculador. O saldo devedor é aquilo que ainda precisa ser pago. No início do financiamento eles são maiores que do que no final. Portanto, as parcelas vão ficando mais baratas com o tempo, já que os juros ficam menores e o principal da dívida é reduzido com a amortização constante.

Como funciona o método Price?

Também conhecido como sistema francês, o método Price faz com que, durante toda a duração do financiamento,  o valor das parcelas pagas pelo devedor seja o mesmo.

Se utiliza muito este sistema na compra de eletrodomésticos  e de veículos no crediário, por exemplo. Pelo método Price, os juros são calculados de maneira prévia e depois distribuídos pelas parcelas.

Assim sendo, no caso da tabela Price, o valor da amortização não é constante. Assim sendo, em alguns meses há uma redução maior do principal da dívida. O que pode não acontecer em outros.

Portanto, o mesmo valor de parcela é o resultado da soma da amortização com os juros. Principal fator que caracteriza o método.

Amortização de financiamento: SAC ou Price?

Em alguns casos, como no financiamento imobiliário, os bancos costumam das a opção de escolha entre os dois métodos. Mas qual deles será o mais vantajoso?

Pelo método SAC, a amortização resultado em gasto menor com juros no final do parcelamento. Por este motivo, é considerado mais vantajoso ao longo prazo.

No entanto, a tabela Price possui parcelas inicias menores. Assim sendo, é preciso considerar o fato de que o consumidor tem que ter fôlego financeiro nos primeiros meses caso opte pelo SAC.

Você pode ter interesse em: Amortização na Contabilidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário