scorecardresearch ghost pixel



Já se perguntou como os gatos fazem para voltar para casa? Entenda o fenômeno “psi-viagem”

Esse conjunto de sentidos utilizados pelos gatos também estão presentes em outros animais.



A forma curiosa que os gatos agem muitas vezes nos impressionam. Eles parecem possuir dons especiais, sempre cheios de surpresas, e é quase impossível saber tudo sobre o temperamento e comportamento dos gatos.

Veja também: Seu cachorro idoso não está querendo comer? Entenda porque isso acontece e confira dicas e saiba o que fazer nessa situação

Mas, existe uma curiosidade que é muito compartilhada e que com certeza você já se perguntou, como os gatos fazem para encontrar o caminho de volta para casa mesmo depois de ficarem um tempo perdidos?

Para tentar solucionar essa dúvida vamos precisar falar um pouco sobre a “psi-viajem” e entrar em aspectos relacionados à neurociência e o comportamento animal.

É correto afirmar que os gatos possuem capacidades mentais muito bem desenvolvidas, eles possuem o que muitos chamam de memória olfativa, e visual.

Os felinos utilizam um conjunto de sentidos que funcionam de forma complementar, isso faz com que eles memorizem os ambientes que estão explorando sentindo os odores e as características específicas de cada lugar.

É importante ressaltar que os gatos já nascem com essas habilidades, e vão aprimorando com o passar do tempo, ainda no “ninho”, ele sente os odores de sua mãe e irmãos. Dessa forma de acordo com o seu caminhar ele vai captando os cheiros conhecidos que o redirecionam para sua casa.

Associado ao olfato apurado dos felinos, os especialistas acreditam que os gatos também utilizam os raios solares para se localizarem até encontrarem o caminho de casa, e ainda, defendem a existência de células magnéticas na estrutura cerebral do animal, que atuam como uma bússola em seu corpo. É exatamente aí que o fenômeno chamado de “psi-viajem”, acontece.

Essas habilidades por mais que sejam mais notadas nos gatos também são encontradas em outros animais que também conseguem encontrar suas residências com facilidade, citamos aqui como exemplo, os peixes, em especial o Salmão, eles utilizam seu olfato e o magnetismo da terra para retornarem ao seu lar.

Vale a pena lembrar que essa capacidade que os felinos possuem de encontrarem seus lares, podem os colocar em constantes perigos como as doenças e acidentes fatais. Então cuide do seu animalzinho para que ele não se perca e corre perigos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário