Ao contrário do que muita gente acha, gato não ter acesso irrestrito à rua. Embora sejam animais com instinto de caça aguçado e que querem vagar pelas redondezas, os gatos devem ficar em casa. Felinos domésticos que andam livremente pelas cidades estão correndo diversos riscos.
Veja também: Veja como eliminar o cheiro de xixi de gato na casa
Eles podem entrar em contato com doenças graves, serem atropelados, mortos e entrarem em brigas. Porém, nem sempre é fácil manter o gato protegido dentro de casa. Contudo, existem métodos que podem ajudar bastante a evitar que seu gato fuja.
Como evitar que seu gato fuja de casa?
Como informado, é instintiva a busca por novidades fora de casa. Por serem animais caçadores, eles têm necessidade de ampliar o território e exercitar as habilidades. O espaço reduzido pode limitar bastante a atividade do seu animal. Contraditoriamente, os felinos podem viver muito bem em ambientes pequenos, como apartamentos.
A primeira coisa que se deve entender, portanto, é o motivo que leva o gato a fugir. Entre as possíveis causas estão:
- Maus tratos: gatos são animais que não toleram o mau trato por parte dos donos. Se não têm alimentos, carinho e espaço para uma vida saudável, certamente fugirão da casa.
- Tédio: o animal tem necessidade de exercitar suas habilidades natas de caçadores. É preciso que o gato tenho locais onde possa subir e escalar. Os brinquedos devem ser variados, pois logo eles se cansam. Brincar com “pesca-gatos” é uma ótima alternativo. Também é preciso ter locais onde o bichano consiga se esconder.
- Reprodução: o motivo mais comum que leva os gatos a saírem de casa é a busca por reprodução. Para isso, a castração é um ótimo remédio que vai manter seus animais mais calmos.
- Instinto: muitas vezes o animal que apenas caçar um pássaro ou explorar o bairro. Se você mudou de casa, o animal pode querer voltar para o lar antigo.
O que fazer para evitar a fuga?
Se seu gato está tentando fugir de casa ou se já até fugiu, a primeira coisa a fazer é ter calma. Felizmente a maioria dos animais retorna ao lar após algumas horas, dias ou semanas. Existem relatos de gatos que ficaram fora por meses e conseguiram voltar.
O melhor a fazer é colocar telas inclinadas a 45º nos muros e eliminar frestas por onde o animal possa passar. Além disso, dê motivos para seu gato gostar da casa. Compre brinquedos, dê atenção, brinque com ele, faça carinho, mantenha comida e água disponível.
Existem formas de passear com os gatos na coleira. Faça o teste, isso pode ajudar a acalmar a vontade de fugir do animal. Caso o bichano consiga escapar, deixe a caixa de areia próximo à entrada. Chame pelo gato e ofereça petiscos na entrada da casa. Espalhe cartazes e fale com os vizinhos, em breve ele deve voltar.