O Ministério da Saúde publicou uma portaria no Diário Oficial da União anunciando a abertura de mais de 21,5 mil vagas no Programa Médicos pelo Brasil. As oportunidades são para atuação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em 5.233 municípios brasileiros, ou cerca de 94% do território do país.
Leia mais: Salário mínimo 2022 terá reajuste recorde e aumento histórico
A adesão deve ser feita pelos gestores de saúde das cidades elegíveis. O edital deve ser publicado nesta semana. Ainda para este mês, é esperada a divulgação de um novo edital para médicos.
“A recomendação é que os gestores não percam a oportunidade de levar saúde e a presença de médicos qualificados para atenderem com dignidade o cidadão”, afirmou o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara.
Médicos pelo Brasil
Criado em 2019 com o objetivo de levar mais profissionais a locais com dificuldade de provimento e alta vulnerabilidade, a iniciativa tem orçamento previsto de R$ 1,2 bilhão para este ano. O novo programa substitui de forma gradativa o Projeto Mais Médicos.
Dentre as mudanças previstas estão a oferta de formação em medicina de família e comunidade aos selecionados, a avaliação de desempenho, a possibilidade de contratação em regime CLT, a progressão de carreira e a gratificação para atuação em áreas remotas e indígenas.
Para mais informações, acesse a íntegra da Portaria GM/MS Nº 3.353, de 2 de dezembro de 2021