scorecardresearch ghost pixel



O valor da sua aposentadoria está correto? Saiba como verificar

Veja como calcular sua aposentadoria do INSS para descobrir se os repasses mensais estão no valor correto.



A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um benefício conquistado com muito esforço pelos trabalhadores brasileiros. Em alguns casos, quando o segurado recebe sua carta de concessão, ele pode acabar encontrando erros no valor dos pagamentos.

Leia mais: INSS: Passo a passo para conseguir aposentadoria com direito a revisão do benefício

A primeira dica para lidar com uma situação como essa é verificar o documento com atenção, inclusive pelo site ou aplicativo Meu INSS. Nele estão disponíveis todas as informações que você precisa saber, como os salários que entraram no cálculo, o índice de correção e o valor corrigido.

Se realmente houver alguma dúvida em relação à quantia, não saque sua aposentadoria. Cheque novamente a carta para observar se todos meses foram lançados no documento, comparando as informações com as carteiras de trabalho e carnês de contribuição. Veja se os salários batem com os que você recebia.

Como calcular a aposentadoria do INSS

Desde novembro de 2019, quando entrou em vigor a reforma da Previdência, o cálculo do benefício sofreu algumas alterações. Em 2021, as mulheres precisam ter 61 anos de idade e 15 anos de contribuição para se aposentarem, enquanto os homens devem ter 65 anos de idade e 20 de recolhimento ao INSS.

Aposentadoria especial

Atualmente, o trabalhador se aposenta com 60% da média de seu período de contribuição, mais 2% por ano que ultrapassar o tempo exigido (15 para mulheres e 20 para homens). Essa mudança na aposentadoria especial pode ser a causa do valor menor, já que antes o cálculo da era feito com base na média salarial dos 80% maiores salários desde julho de 1994.

Aposentadoria por idade

Também houveram mudanças no caso da aposentadoria por idade. O valor do benefício antigamente equivalia a 70% da média 80% maiores salários, mais 1% por ano de recolhimento. Quem chegava aos 30 anos de contribuição conseguia se aposentar com 100% desse valor.

Agora, o benefício corresponde a 60% da média de todos os seus salários, acrescido de 2% por ano que ultrapassa a contribuição mínima.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Essa modalidade não existe mais após a reforma da Previdência. Quem estava perto de se aposentar precisa se enquadrar em uma das regras de transição criadas pela nova lei. É importante estar atento a todas essas mudanças para ter certeza de que o valor do seu benefício está correto.




Voltar ao topo

Deixe um comentário