O mercado de automóveis teve uma reviravolta em 2021, com os seminovos e usados valorizando como nunca antes na história. Um dos motivos é a falta de semicondutores para produção de veículos novos, crise que surgiu durante a pandemia de coronavírus.
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De acordo com uma pesquisa da plataforma InstaCarro, alguns modelos antigos alcançaram valorização de até 33% neste ano.
“Para se ter uma ideia, a relação entre a venda de carros usados e novos está no ponto mais alto de toda a série histórica realizada desde 2004 pelo Bradesco. Para cada automóvel zero km vendido no ano, foram comercializados 6,5 usados”, explica o CEO da InstaCarro, Luca Cafici.
Os valores são apurados mensalmente com base na tabela FIPE. Em setembro, a startup chegou a observar uma apreciação de 33,5% no preço do Hyundai Tucson 2018. O modelo lidera o ranking, seguido do Chevrolet Tracker 2021 (+12,88%) e do Mitsubishi L200 Triton 2018 (+10,3%).
Ranking de seminovos e usados que mais valorizaram em 2021
Posição | Modelo | Valorização (%) |
1º | Hyundai Tucson 2018 | 33,5% |
2º | Chevrolet Tracker 2021 | 12,88% |
3º | Mitsubishi L200 Triton 2018 | 10,3% |
4º | Mercedes-Benz GLA 250 2015 | 9,5% |
5º | Volkswagen Fox 2022 | 8,7% |
6º | Fiat Marea 2002 | 8,5% |
7º | Volkswagen Saveiro 2015 | 8% |
8º | Volkswagen Polo 2020 | 7,9% |
9º | Volkswagen Cross Up 2019 | 7,5% |
10º | Fiat Strada 2021 | 7,4% |
Além do desequilíbrio entre oferta e demanda, os fabricantes enfrentam problemas com o aumento dos custos e a desvalorização do real frente ao dólar. A crise dos semicondutores impactou as linhas de montagem de forma global, causando efeitos que ainda serão sentidos durante algum tempo.