scorecardresearch ghost pixel



Plantas com flores: 5 adubos caseiros poderosos e fáceis de fazer

Veja como é simples fazer um adubo poderoso para suas plantas darem flores saudáveis. Todos eles usam materiais que, com certeza, você tem em casa.



Para garantir que as flores de seu jardim ou de dentro de casa floresçam, é preciso garantir um bom terreno. Sejam em vasos ou no solo, a terra precisa estar fértil e adubada. Esta é a receita de sucesso para que as plantas cresçam e se desenvolvam.

Veja também: Quanto tempo um cão pode ficar sozinho em casa sem ter problemas?

Sobre isso, engana-se quem imagina ser necessário comprar dezenas de produtos químicos perigosos e caros. Dá para fazer adubo natural de forma fácil, simples e barata dentro de casa.

Como fazer adubo para plantas caseiras florescerem?

Um dos pontos mais importantes para cultivar bem as plantinhas está em usar bons fertilizantes. De tempos em tempos é importante revigorar os nutrientes da terra onde está a plantação caseira. O melhor de tudo é que nem é preciso investir muito em adubo. Na verdade, é possível fazer o próprio adubo sem gastar nada e ainda economizar.

Como as flores de sua casa terão atenção exclusiva, os adubos orgânicos são a melhor opção. Por serem naturais, não agridem o solo, os vegetais e nem os animais e pessoas da casa. Além disso, a matéria orgânica é produzida diariamente em sua residência e jogada fora. Pois é, o adubo utiliza restos de alimentos que iriam par ao lixo.

Adubos caseiros

Todo mundo pode fazer um bom fertilizante com itens que tem dentro de casa e iria jogar fora. Diversos resíduos de alimentos podem ser reaproveitados na hora do descarte. Por isso, pense duas vezes antes de jogar cascas de ovos, restos de frutas, borra de café e folhas.

Tudo isso pode resultar em um poderoso adubo para garantir plantinhas mais saudáveis e produtivas. O grande segredo está em saber utilizar adequadamente cada elemento. Confira abaixo cinco receitas de adubos caseiros com resto de comida:

Como fazer adubo com restos de comida

Logo de cara, o morador tem duas opções para fazer o adubo com restos de alimentos. É possível bater tudo em um liquidificador e produzir o adubo líquido, por exemplo. Também é possível depositar todos os restos em uma composteira, onde os alimentos entram em processo de compostagem.

Os benefícios do próprio adubo são muitos e ajudam, inclusive, a diminuir a poluição do meio ambiente. Fora isso, os nutrientes são ótimos para as plantas.

Casca de ovo

Rica em nutrientes, basta lavar as cascas quebradas dos ovos, deixar secar bem e triturá-las. Quanto mais fino o pó que sobrar da trituração, melhor. Coloque uma colher de chá de pó de casca de ovo em casos ou espalhe pela terra. Se preferir, misture o produto com um pouco de terra úmida antes de colocar nas flores.

Borra de café

Dilua a borra do café em água (3 colheres de borra para 1 litro de água). Deixe descansar por uma semana e borrife nas plantas.

Leite

Basta misturar 100 ml de leite a 1 litro de água. Pronto, além de tudo, este é um ótimo repelente de fungos.

Restos de frutas e legumes

Os restos de frutas e legumes, principalmente as cascas, são ótimos par adubar a terra. Tente apenas picar em pedaços menores e misture com terra. Deixe descansar por três dias (mexa a terra todo dia) e pronto.

Semente de abóbora

Assim como as cascas de ovos, deixe as sementes bem secas e bata no liquidificador. Misture a farofa na terra.

Uma dica interessante é unir todos esses ingredientes em um balde grande ou vaso com terra. Misture e molhe a terra com frequência e você terá bastante adubo para suas plantas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário