Tomar um bom chá pode ser um momento relaxante por si só, mas vai bem além disso. Substâncias naturais presentes nessas bebidas podem aliviar e combater os sintomas da ansiedade, um dos principais males que afetam a sociedade atual.
Leia mais: Misturas caseiras que afastam baratas dos quartos e da casa
Segundo a nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrição, esses efeitos são cientificamente comprovados. “Para que o ingrediente consiga promover tal ação, ele precisa agir diretamente no organismo aumentando a produção de neurotransmissores ou das substâncias químicas que induzem ao relaxamento e conforto do corpo e das células”, explica.
Quando comparado a um remédio, o efeito dos chás é mais lento, diz a nutricionista funcional Hellen Spessato, da Clínica NutriCilla. “Os alimentos e os chás têm compostos ativos que agem de determinada maneira no nosso organismo. Um exemplo é o maracujá, que tem um composto chamado passiflora, que ajuda acalmar”.
Modo de preparo
Para preparar o chá, basta escolher a erva ideal, aguardar a água iniciar a fervura e desligar o fogo. Em seguida, é só adicionar o ingrediente escolhido e tampar a panela por cerca de 10 minutos. O ideal é não adoçar, mas isso fica por conta do paladar.
As bebidas mais indicadas para problemas com ansiedade são as que reduzem as interações entre os neurotransmissores e ajudam a aumentar a sensação de calma e bem-estar.
4 chás que combatem a ansiedade
- Maracujá (Passiflora edulis): contém seratonina e maracujina, que ajudam a promover um efeito calmante, além de alcaloides, que reduzem a pressão arterial. A quantidade indicada é de 3g de folhas secas para 150 ml de água por infusão.
- Flor de laranjeira (Citrus Aurantiun L.): indicada para casos de insônia e nervosismo. Uma colher de sopa é suficiente para 300 ml de infusão.
- Erva-cidreira (Melissa Officinalis L.): combate a ansiedade e a insônia a ainda ajuda a normalizar as funções gastrointestinais. O preparo indicado demanda uma colher de sobremesa de folhas e ramos frescos ou secos bem picados por infusão.
- Camomila (Matricaria chamomilla): a planta é usada para fins sedativos e como relaxante muscular. Duas colheres de chá de flores secas de camomila fazem 250 ml de bebida.
Atenção na hora de consumir
Mesmo que as bebidas sejam naturais, é preciso ter atenção na hora do preparo e na frequência em que são consumidas. Em exagero, as substâncias podem gerar efeitos colaterais.
“A passiflora, por exemplo, pode causar sonolência. Assim, tomar e dirigir um carro, não é legal. Já a camomila pode prender o intestino, no caso de alguém que já tenha predisposição”, afirma Hellen.
“Algumas pessoas podem apresentar baixos níveis de tolerância para determinadas substâncias, por isso o consumo dessas bebidas e chás como fim terapêutico devem sempre ser orientados e acompanhados por um profissional”, adverte Edvânia.