scorecardresearch ghost pixel



Saiba o que o seu cachorro pode ou não comer entre vegetais e legumes, para manter uma dieta saudável

Cuide da alimentação do seu cachorro, entenda o que ela pode ou não comer



Você já se perguntou se podia ou não dar uma determinada verdura ou legume para o seu pet? Bom, como bem sabemos nem tudo que os humanos comem, pode ser oferecido para os animais, por isso é extremamente importante sempre ficar atento com a dieta do seu dog, para que ele não tenha nenhum mal ou desenvolva algo mais grave.

Leia também: Frutas que fazem bem aos cachorros: confira a lista

Ao contrário do que muitos pensam as verduras podem sim, serem oferecidas para os cachorros, elas são muito saudáveis e fazem bem a eles e algumas podem até auxiliar para que eles tenham mais apetite, o que se precisa ter neste caso é atenção, pois tudo em excesso faz mal e no caso dos cães pode fazer muito mal.

Separamos algumas dicas de legumes e verduras que você pode dar para o seu cãozinho sempre com muita moderação.

Verduras, frutas e legumes que podem ser oferecidos como petisco

Antes de qualquer coisa entenda que esses alimentos não podem ser a principal refeição dos pets, a ração contém nutrientes importantes para manter a saúde e o bom desenvolvimento do animal, pois possui minerais e vitaminas para cada fase da vida dele. As frutas e as verduras podem ser oferecidas como petiscos ou completos à essa alimentação que tão essencial.

Legumes que cachorro pode comer e seus benefícios

Brócolis: A vezes você não sabe, mas os cães amam brócolis, além disso os brócolis são muito saudáveis, pois são ricos em cálcio, ferro e potássio, além de terem as vitaminas A, B1, B2, B6 e C. Isso faz com que a pressão arterial do cachorro fique mais controlada, neste caso os brócolis podem ser uma ótima opção para o cachorro obeso ou idoso. Mas lembre-se de servir para o seu cachorro os brócolis cozidos e sem tempero, para evitar gases.

Abobrinha: Este legume é muito saudável, pois é rico em betacaroteno e traz benefícios para visão do cachorro, pele e também para o pelo do animal. Além disso, esse legume pode ser dado com a casca para o seu cãozinho, pois ela é rica em fibras e vai auxiliar no bom funcionamento do intestino, pode servi-la crua ou cozida.

Batata Doce: Essa é a batata mais recomendada para oferecer aos cães, ela possui vitaminas A, B e C, e ainda auxilia na manutenção dos problemas respiratórios e no fortalecimento dos dentes e das gengivas dos cães.

Abóbora: Rica em fibras e proteínas, a abóbora pode ajudar a evitar a prisão de ventre canina. Além disso, e ela também possui Vitamina A, que auxilia na saúde da pele do cãozinho e também dos olhos. Mas é preciso que ela seja oferecida sempre cozida, sem a casca e sem semente.

Beterraba: Esse legume pode ser oferecido cozido e sem casca, ele também auxilia na visão do seu cachorro. Possui as vitaminas A e B6 e também ajuda a prevenir a diabetes canina. As fezes podem dar uma alterada na cor, mas isso é normal.

Couve-flor: Assim como os brócolis, o cachorro pode comer couve-flor se for oferecida cozida. Ela muito rica em vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Essas vitaminas ajudam no controle das doenças relacionadas ao envelhecimento, além disso esse legume ainda gera sensação de saciedade, e ajuda a combater e prevenir células cancerígenas.

Vagem: Um dos legumes mais importantes que ajudam no controle do colesterol, além de ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Sendo uma opção ideal para cachorros que têm diabetes, você pode oferecer a vagem cozida, com moderação e sem temperos, como sal e azeite.

Cenoura: Fonte de vitamina A, C e K, além de ser antioxidante, rica em potássio e boa para auxiliar na digestão, a cenoura pode ser oferecida crua ou cozida para os cães.

Jiló: O jiló possui vitaminas A e B além de cálcio e fibras. Auxilia no cuidado da pele, no intestino e até mesmo nas células do sistema nervoso do pet. Esse legume pode ser ingerido pelo seu pet cru ou cozido, mas eles costumam preferir a versão cozida, que é menos amarga.

Chuchu: O chuchu auxilia na digestão, ele deve ser oferecido cozido, pois é mais saboroso para os pets. É um legume rico em cálcio, ferro e fósforo, além de possuir as vitaminas A e C.

Pimentões: Os pimentões podem ser oferecidos em todas as cores que preferir: amarelo, vermelho ou verde. Mas o amarelo e o vermelho costumam ter um gosto mais agradável e desejado pelos cães. Os pimentões são ricos em vitamina A e C, fibras, previnem a hipertensão, problemas respiratórios, auxiliam na visão e devem ser oferecidos sem as sementes.

Verduras que cachorro pode comer

Agrião: Uma hortaliça muito rica em vitamina C, sais minerais e ferro. Ele ajuda no fortalecimento da imunidade, auxilia o cérebro, e faz bem ao coração. Não há necessidade de desprezar o cabo.

Alface: Sim, o seu animalzinho pode comer alface, ele é em ferro, antioxidante, fonte de cálcio e vitamina A. Auxilia na manutenção dos ossos e do trato intestinal. Quando bem lavada, pode ser oferecida ao pet crua mesmo.

Couve: A couve após ser bem lavada, pode ser oferecida em pouca quantidade, pois ela pode causar flatulência. Esse alimento é rico em ferro e é importante no combate à anemia canina. Também é rica em vitaminas e outros minerais, como o cálcio. Retire o talo antes de dar esse vegetal ao seu animal.

Espinafre: O espinafre garante a força dos cães.  Ele é rico em ferro, cálcio, fósforo, vitamina A e algumas vitaminas do complexo B. Ajuda na visão, é antioxidante e previne as células cancerígenas. Ofereça ele cozido a vapor.

Manjericão: O manjericão combate inflamações e é essencial na prevenção infecções respiratórias, e auxilia na manutenção do fígado dos animais. Possui as vitaminas A, C e K;

Quiabo: Rico em cálcio, e em vitaminas A, B1 e C. O quiabo auxilia no trato intestinal por causa das fibras e das proteínas. Mas deve ser oferecido cozido ao seu cão.

Repolho: Após ser bem lavado, o repolho pode sim ser ingerido pelos cães. Ele é fonte de vitamina A, B e K, e possui propriedades anti-inflamatórias.

Salsa: A salsa pode ser consumida pelos cães cozida ou crua. Ela é fonte importante de vitaminas A, B1, B2, C e D.

Legumes e verduras que cachorro não pode comer

Cebola: Nem a cebola e nem os seus derivados devem ser oferecidos ao seu cachorro, pois, além de tóxica, a cebola possui um componente que pode causar anemia.

Milho: Nem mesmo um grão é recomendado para cães, pois o milho pode causar alergias no cachorro.

Soja: Apesar de estar presente na ração, a soja pura não é recomendada aos cães, as proteínas da soja podem causar problemas intestinais, como gases e prisão de ventre, além de alergias.

De forma geral a lista de legumes e verduras que os cães podem consumir é maior do que as que não são permitidas, mas é sempre muito importante ficar atento aos cuidados com a alimentação do seu pet para ele não tenha nenhum problema sério de saúde. E lembre-se, que tanto as verduras quanto os legumes mencionados acima só são recomendados como completos à ração do seu pet ou para que sejam oferecidos como petiscos. Em caso de dúvidas, leve o seu animalzinho ao veterinário para uma melhor orientação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário