O envelhecimento também chega para os cachorros e junto com essa fase vêm as dificuldades. Mobilidade fica reduzida, ele fica mais dorminhoco, e começa a rejeitar a comida.
Veja também: Confira os brinquedos e brincadeiras que podem ser feitas com seu gatinho em casa
Essa falta de apetite é normal quando os dogs atingem uma idade mais avançada, de forma que dar comida a eles quando chegam nesta fase se torne uma tarefa muito difícil. Se você está no grupo das pessoas que não sabem como agir diante dessa situação, confira as dicas que trouxemos abaixo.
Cães idosos sem apetite
Além da falta de apetite os cachorros que chegam a essa fase idosa também desenvolvem outros problemas de saúde, como o sedentarismo, a diminuição do desempenho metabólico, perda de massa muscular e alterações comportamentais.
Dessa forma é preciso que os tutores fiquem atentos e realizem exames para que possa descartar ou tratar qualquer doença por menos que seja. Entre as que podem causar a falta de apetite estão:
Problemas renais; Doenças no aparelho digestivo; Doenças periodontais – dores e desconforto ao comer; Neoplasias; Doenças cardiorrespiratórias e Depressão.
Caso essas doenças sejam descartadas, é possível verificar outras formas para que possa alimentar o seu animalzinho.
Como a vida dos tutores costuma ser um pouco mais corrida, é normal que um ou outro sintoma passe despercebido. Confira alguns dos fatores que podem causar a falta de apetite em seu pet:
- Menor acuidade do paladar: apetite mais seletivo;
- Dificuldade de acesso ao alimento: colocar a ração em locais que exijam muito esforço do pet;
- Menor capacidade/estímulo do olfato: também pode deixar o pet mais “exigente”;
- Déficit na capacidade de visão: o pet não enxerga direito o alimento.
Dicas e receitas
Uma dica para que seu pet volte a comer é aquecer a sua comida no micro-ondas, de forma que ela fique morna, mas não quente. O aquecimento ajudará na liberação dos cheiros que estimulam a alimentação.
- Você pode adicionar sobre a ração uma colher de papinha de carne para estimular o apetite.
- Coloque o pratinho de comida próximo ao seu pet, para que ele não precise fazer muito esforço para comer.
E se nenhuma dessas dicas funcionarem procure o veterinário para que ele possa receitar estimulantes de apetite.