scorecardresearch ghost pixel



Tapete com mau cheiro? Principais causas e como eliminar o problema

Aqui estão algumas causas comuns de maus odores em tapetes e como você pode manter sua casa com um cheiro fresco.



Quando sua casa é infestada por um odor desagradável, seu tapete pode ser o culpado – mesmo se você achar que efetivamente limpou ele de forma impecável. A causa pode ser outra coisa em que você não está pensando.

Veja tabmém: Quais raças de cachorros se comportam bem sozinhas em casa?

Aqui estão algumas causas comuns de maus odores em tapetes e como você pode manter sua casa com um cheiro fresco.

1. Umidade, mofo ou bolor

Seu tapete cheira a mofo? Seja por causa da umidade do ar, água pingando de plantas, inundações durante uma tempestade ou simplesmente uma bebida derramada, a umidade pode penetrar em seu tapete. Se não secar completa e rapidamente, isso pode causar problemas – desde o odor até o crescimento de mofo ou bolor prejudicial à saúde.



Se não forem controlados, mofo ou bolor podem representar riscos à saúde para você ou sua família. A limpeza do tapete por um profissional pode remover o mofo e eliminar o cheiro desagradável que você está sentindo, mas também pode ser necessário substituir o tapete completamente.

Se você já experimentou ou planeja experimentar um limpador a vapor doméstico, talvez queira pensar novamente. As máquinas de limpeza a vapor usam água, mas não conseguem extraí-la toda após a limpeza, deixando para trás o excesso de umidade. As técnicas profissionais de limpeza de tapete usam menos água, tornando-as melhores para ele.

2. Material orgânico

Algumas das sujeiras mais comuns no tapete são derramamentos domésticos. Você pode ter limpado esses acidentes quando eles ocorreram, mas o cheiro pode realmente durar – mesmo quando você não consegue mais ver a mancha.



Se você tem animais de estimação e suspeita que o odor pode ser de necessidades fisiológicas ou se o cheiro em seu tapete lembra o de um derramamento específico de comida, pode ser de gases liberados por bactérias que se alimentam desse material orgânico. Qualquer vestígio desses materiais deixados em seu carpete permitirá que as bactérias continuem crescendo, se alimentando e produzindo odores.

Se o seu odor for realmente de uma fonte orgânica, escolha um removedor de odor enzimático. Também chamados de “limpadores enzimático” nas prateleiras das lojas, esses produtos decompõem as enzimas que atraem as bactérias, eliminando o cheiro de sua fonte.

3. Fumaça de cigarro ou fogo

Ao contrário das manchas líquidas que se concentram em um ponto, a fumaça tende a invadir cada centímetro do carpete e do estofamento. Se você fuma, mora com um fumante ou comprou uma casa onde um fumante morou anteriormente, provavelmente notará o cheiro de fumaça de cigarro, não importa o quão limpa sua casa esteja. Os cheiros também podem permanecer em um tapete se houver um incêndio.



Embora existam algumas soluções caseiras para remover cheiro de cigarro, um profissional estará mais bem equipado para removê-lo completamente. Mas, nos casos em que o dano é grave, o tapete pode precisar ser substituído.

4. Velhice

Como acontece com qualquer piso, seu tapete não durará para sempre. As fibras quebram com o tempo e, às vezes, o cheiro estranho em sua casa é simplesmente um sinal de carpete velho que precisa ser substituído. Dependendo do tipo de carpete, da almofada do forro e da quantidade de uso que ele recebe, a vida útil média de um tapete é de 5 a 15 anos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário