scorecardresearch ghost pixel



Tem diabetes? Você pode ter direito a benefícios, mas não sabe

Alguns deles incluem o acesso gratuito aos materiais para o monitoramento da glicemia e aplicação dos insumos, além de benefícios do INSS.



Milhões de brasileiros convivem com diabetes no Brasil. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), há aproximadamente 12.054.827 de pessoas com a doença em território nacional. Apesar do grande número de diabéticos, poucas pessoas sabem que existem diversos benefícios à disposição desse público.

Leia mais: Calendário auxílio emergencial retroativo de até R$ 3 mil; Quando sai?

A começar pelo tratamento gratuito pelo SUS. Conforme explica a Lei 11.347/06, pessoas com diabetes têm direito, de forma gratuita, aos medicamentos necessários para o tratamento e controle da doença.

Além disso, também é assegurado o acesso gratuito dos materiais necessários para o monitoramento da glicemia e aplicação dos insumos.

Beneficiários previdenciários

O cidadão com diabetes também têm direito a certos benefícios oferecidos pela Previdência Social. Mas, para isso, é preciso que ele esteja na condição de segurado, ou seja, contribuindo mensalmente. Podemos citar o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez, quando o quadro de saúde é mais grave.

Nos dois cenários, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza uma perícia para comprovar a incapacidade ao trabalho pelo segurado. Sendo assim, além de apresentar o laudo com o diagnóstico doença, também é preciso comprovar que ela está impedindo o segurado de realizar suas atividades laborais regularmente.

Por último, casos mais graves da diabetes podem levar à incapacidade ao trabalho permanente. Neste caso, quem for considerado de baixa renda e tiver inscrição no Castro Único (CadÚnico) poderá solicitar o chamado Benefício de Prestação Continuada (BPC).




Voltar ao topo

Deixe um comentário