Última chuva de meteoros de 2021 começa nesta terça (14): horários e como assistir

Depois das 2 da manhã, se o céu estiver limpo, podemos ver um bom show.



Os observadores estelares terão uma surpresa esta semana, já que a chuva de meteoros Geminidas estará ativa de 14 a 17 de dezembro. Aqueles no hemisfério sul podem ver a chuva de meteoros Geminidas em cerca de 120 meteoros por hora. Este ano a lua brilhante pode não oferecer as melhores condições para ver o evento, mas depois das 2 da manhã, se o céu estiver limpo, podemos ver um bom show.

Veja também: Netflix: lista de séries e filmes que concorrerão ao Globo de Ouro 2022

Geminídeos podem viajar a uma velocidade de cerca de 35 km/s. Isso é 40 vezes mais rápido do que uma bala em alta velocidade. Ele recebe o nome de ‘Geminídeos’, pois a chuva parece irradiar de um ponto da constelação de Gêmeos.

O que torna a chuva de meteoros dos Geminídeos única?

Normalmente, as chuvas de meteoros são causadas quando a Terra passa por pedaços de rocha e gelo deixados por cometas. Por exemplo, a chuva de meteoros Orionids e a chuva de meteoros Ursids estão associadas ao cometa 1P / Halley e 8P / Tuttle, respectivamente.

Mas a chuva de meteoros Geminidas está associada a um asteróide chamado 3200 Phaethon. De acordo com a NASA, 3200 Phaethon mede 5,10 km de diâmetro e foi descoberto em 11 de outubro de 1983, usando o satélite astronômico infravermelho. Tem o nome do mito grego de Phaethon, filho do deus Sol Hélio.

Como um asteroide pode produzir uma chuva de meteoros?

A NASA diz que existem quatro teorias: uma que Phaethon se separou de outro objeto e ejetou meteoróides durante a separação; dois, que uma colisão com outro objeto poderia ter produzido os destroços e a Terra viaja por esses destroços todo mês de dezembro.

A terceira teoria assume que Phaethon pode ser um cometa morto e a quarta teoria afirma que Phaethon é um cometa de rocha. O corpo principal de Phaethon ainda permanece um mistério.

Como assistir?

Afaste-se da poluição luminosa da cidade. Deite-se em um campo seguro ou terraço de uma casa. Chegue cerca de 30 minutos mais cedo ao local, pois seus olhos precisam de tempo para se ajustar ao escuro. Evite olhar para o telefone, pois isso pode prejudicar sua visão noturna.

A NASA irá fazer uma transmissão ao vivo em sua página NASA Meteor Watch no Facebook. A chuva é capturada por uma câmera no Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama.




Voltar ao topo

Deixe um comentário