Os pagamentos do vale-gás nacional começaram nesta segunda-feira, 27. O governo federal liberou os recursos para mais de 100 mil famílias elegíveis que vivem em municípios afetados pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais. A ideia é ajudar as pessoas a comprarem um botijão de gás de 13 kg.
Leia mais: Já conhece o novo salário mínimo de 2022? Descubra agora o valor
No geral, o programa prevê beneficiar cerca de 5,5 milhões de famílias brasileiras. De acordo com o texto do projeto, o objetivo é repassar pelo menos 50% do preço médio de revenda do gás de cozinha aos mais necessitados a cada dois meses.
Vale-gás em janeiro para os demais beneficiários
Neste primeiro momento, o vale-gás está sendo pago apenas para quem reside nas regiões afetadas pelas enchentes e fortes chuvas. Os demais assistidos pelo programa só irão receber a ajuda a partir do dia 18 de janeiro, junto com o início do calendário do Auxílio Brasil 2022.
Sendo assim, a previsão é de que o governo realize três repasses do programa de forma sequencial, sem seguir necessariamente, pelo menos a princípio, a regra do intervalo de dois meses. Isso porque serão feitos depósitos em dezembro, janeiro e fevereiro – no caso de quem já recebeu os recursos do programa desde agora.
A expectativa é de que o governo regularize os pagamentos e resolva todos os impasses logo no começo do próximo ano. Veja a seguir na prática como acontecerão as liberações!
Pagamentos consecutivos do vale-gás nacional
Sem seguir a regra dos pagamentos a cada dois meses, o governo federa prevê liberar o benefício da seguinte forma:
- Dezembro/2021: 108 mil beneficiários;
- Janeiro/2022: 5,4 milhões beneficiários;
- Fevereiro/2022: 5,5 milhões beneficiários;
- Março/2022: sem pagamentos;
- Abril/2022: com pagamentos, mas número de usuários desconhecido.
Lembrando que não foi liberado nenhum tipo de inscrição para ter acesso direto ao vale-gás. Segundo informações oficiais, é necessário se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) para tentar uma vaga. É por esse banco de dados que o governo federal irá selecionar os elegíveis aos novo programa.