Todo tutor de pets enfrenta um grave dilema quando quer viajar: levar ou deixar o pet em casa? A vontade sempre é a de levar seu companheiro junto nas viagens. Afinal, mesmo longe, a cabeça sempre vai voltar para casa e pensar como está seu animal de estimação.
Veja também: Dormir com o cachorro faz mal à saúde? Entenda o que pode acontecer!
Por isso, muitos hotéis e destinos turísticos oferecem estadia para pets. Aqui você vai conferir o que levar para garantir uma viagem segura e proveitosa para todos.
Para aproveitar cada minuto sem prejudicar o passeio, é preciso garantir algumas coisas básicas. Primeiro, é preciso pensar na segurança do animal e em sua alimentação. Depois, é bom ficar de olho nas necessidades que o bichinho pode apresentar durante a viagem. Para isso, abaixo está uma lista com vários pontos que devem ser observados.
Dicas para viajar com seu pet
Carro
Se for viajar de carro, o melhor a fazer é adquiri um ambiente te transporte para o animal. Deixar o pet solto dentro do veículo pode causar acidentes e graves resultados. O transportador deve ser arejado e bem seguro, além de garantir uma posição confortável para o animal.
Uma dica é não alimentar o cão ou gato antes de uma viagem, ainda mais se for longa. Isso evita que ele faça suas necessidades dentro do automóvel. Pare a cada duas ou três horas para aliviar o estresse e deixar o animal “ir ao banheiro”.
Avião
Se a viagem for de avião, siga as instruções da companhia aérea. Os animais devem estar vacinados e vermifugados, com atestado de saúde para poderem viajar.
O que levar em viagens para seu pet:
- Comida;
- Brinquedos favoritos;
- Sacos para recolher dejetos;
- Roupas de cama e/ou de frio;
- Coleira;
- Remédios contra pulgas e carrapatos;
- Artigos de primeiros socorros;
- Tigelas para comida e água.
Tente levar o mínimo, mas que seja essencial para seu animal sentir-se em casa onde estiver.