5 alimentos que não podem ir no micro-ondas, mas muita gente insiste

Preparos podem perder em sabor, qualidade e até mesmo propriedades nutritivas quando colocados no aparelho.



O micro-ondas é um ajudante e tanto durante receitas culinárias. Porém, não são todos os alimentos que suportam a temperatura do eletrodoméstico. Em muitos casos, os preparos podem perder em sabor, qualidade e até mesmo propriedades nutritivas quando colocados no aparelho.

Leia mais: Atenção! Não coma estes 5 alimentos se você estiver gripado

Veja a seguir alguns alimentos que devem ter a ida ao micro-ondas banida definitivamente. O ideal, nesses casos, é recorrer a outras formas de preparo, seja in natura ou por meio de cocção. Alguns nomes na lista vão surpreender até os mais experientes na cozinha.

5 alimentos  que não devem ir para o micro-ondas, mas muita gente insiste

1. Arroz

Um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, o arroz, definitivamente não é um preparo para micro-ondas. O motivo: as altas temperaturas tiram os nutrientes do grão.

Por isso, o ideal é cozinhar o arroz em água fervente, na panela e em temperatura gradual. Diferentemente do eletrônico, cuja temperatura é uniforme desde o início do preparo.

2. Carnes

Cozinhar carnes no micro-ondas pode não ser uma boa ideia. Isso porque, com a temperatura muita alta do aparelho, existe o risco de o alimento secar e perder seu valor proteico.

Uma temperatura ideal para poder conservar o alimento é por meio da cocção. Por isso, atenção!

3. Brócolis

A melhor forma de preparar o brócolis é por cozimento a vapor. No micro-ondas, o alimento perde até 97% dos seus efeitos antioxidantes. Por outro lado, prepará-lo na água também faz perder nutrientes, porém em menor quantidade, por volta de 11%.

4. Leite

Evite esquentar o leite no micro-ondas. Existe o risco de ele perder até 40% dos seus nutrientes e acabar eliminando totalmente a vitamina B 12.

5. Alimentos Cítricos

Não é recomendado cozinhar ou aquecer alimentos cítricos dentro do micro-ondas. A prática fará com que as propriedades nutritivas dos alimentos, como por exemplo a vitamina C, sejam completamente anuladas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário