scorecardresearch ghost pixel



Atenção! Não coma estes 5 alimentos se você estiver gripado

Certos alimentos podem prejudicar na recuperação e trazer danos significativos ao nosso bem-estar. Conheça alguns deles.



Manter a saúde em dia depende de alguns fatores, dentre eles está a alimentação saudável. Mesmo sabendo que devemos consumir frutas, legumes, vegetais e bastante água, podemos acabar cometendo alguns deslizes, principalmente quando estamos gripados.

Leia mais: 8 alimentos básicos que não podem ir para a geladeira, mas você não sabia

O que acontece é que, quando a gripe pega, certos alimentos podem prejudicar na recuperação e trazer danos significativos ao nosso bem-estar. Por isso, em caso de infecção, de quadros gripais e de imunidade baixa, o cuidado deve ser redobrado.

Veja a seguir os cinco alimentos que devem ter o cuidado redobrado quando se está gripado, sendo melhor evitá-los!

5 alimentos que você deve evitar quando está gripado

1. Comida processada

Produtos alimentícios ou alimentos industrializados com uma extensa lista de componentes com aditivos químicos devem ser excluídos do cardápio.

Além de fornecerem calorias de baixa qualidade, esses alimentos podem até agravar o grau da inflamação. Por isso, evite consumir biscoitos recheados, hot-dog, sucos de caixinhas e refrigerantes, por exemplo.

2. Ovo cru ou mal passado

Quem consome ovo cru ou mal passado está correndo o risco de contaminação por Salmonella sp. As complicações de quem contrai essa bactéria podem ser severas, principalmente se o sistema imunológico da pessoa já estiver prejudicado.

Neste caso, o recomendado é evitar consumir o alimento mal preparado, bem como seus derivados, a exemplo, a maionese.

3. Bebidas energéticas

Os alimentos contém alta dose de açúcar além interferirem no ritmo cardíaco de certos indivíduos. Sendo assim, em caso de gripe, dê preferência para bebidas nutritivas que dão uma reforçada no sistema imune. Dentre elas podemos citar o suco de laranja ou de limão naturais.

4. Carnes processadas

Alimentos desse tipo contém uma alta carga de sódio, substâncias químicas e gordura saturada. Podemos citar como exemplos o bacon, a salsicha, o pepperoni e o chouriço. Além de aumentar os níveis de colesterol, os produtos são pouco nutritivos, o que deixa ainda mais difícil a recuperação do organismo.

O ideal é, no momento de gripe, consumir alimentos com bastante gordura monoinsaturadas, como o coco, salmão, castanhas e azeite.

5. Álcool

Consumir a substância quando se está gripado pode desencadear uma variedade de prejuízos ao organismo. Além de estimular a desidratação, o álcool também é considerado uma substância inflamatória. Por isso, em momentos cujo sistema imunológico está comprometido, o ingrediente deve ser totalmente abolido.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário