scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a adestrar seu cachorro com dicas simples e práticas

Confira 6 conselhos de adestramento que podem ser praticados em casa. Seu cachorro terá uma vida mais feliz, tranquila e harmoniosa com o lar.



Quando um novo cachorrinho chega, a casa se enche de alegria. O começo é sempre a parte mais divertida, parece que qualquer coisa que o cão faça será sempre engraçada. Contudo, com o tempo, alguns hábitos do seu pet podem gerar bastante irritação por parte dos moradores.

Veja também: Aprenda a fazer macarrão do jeito certo hoje mesmo

Aquele chinelo comido, as almofadas depenadas e os latidos e pulos na hora das refeições podem ser bem estressantes. Por isso, o mais indicado é começar a treinar seu cão para que ele tenha uma vida feliz. Afinal, engana-se quem ache que adestrar o animal é algo ruim para ele, muito pelo contrário, isso fará um bem danado.

Como adestrar um cachorro em casa

É importante deixar claro que seu cachorro não precisa de muito para se sentir feliz e amado. Ou seja, a tarefa de animar o cãozinho não é algo complexo, nem muito trabalho de se fazer. Bastam apenas algumas atitudes simples para transformar o ambiente em alegria.

Esses cuidados, aliados a um bom adestramento, vão transformar o ambiente em um lugar saudável. Os animais também precisam de tranquilidade na casa. Então, que tal começar hoje mesmo a treinar seu cachorro com algumas dicas simples.

O mais importante ao final dessas dicas é ter clareza sobre a importância das rotinas. Mesmo sendo dicas fáceis de seguir, é preciso que elas sejam postas em prática com frequência. Entendo isso, é hora de aproveitar cada sugestão ao máximo:

1 – Um bom passeio

É super saudável para o animal ter momentos ao ar livre. Faça caminhadas diárias ou com frequências semanais, pelo menos. Isso deixará o cão mais feliz, menos estressado e mais saudável.

Durante a caminhada, deixe a coleira menos frouxa e ande com o cão ao seu lado. Pare e exercite os comandos para sentar e andar, retribua os acertos com carinho. É normal levar alguns dias para que o animal entenda o que deve ser feito.

2 – Um pouco de atenção

Por mais que sua rotina seja atribulada e cheia de afazeres, separe um tempinho para desligar. Nessa hora, dê um pouco de atenção ao animal de estimação.

Faça um cafuné, jogue uma bolinha, abrace, converse com ele etc. Algumas doses de atenção ao longo do dia farão muito bem e deixarão o cão mais feliz e atento. Nesses momentos, exercite alguns comandos como o de sentar e retribua com afeto.

3 – Petiscos

Utilize petiscos saborosos para gratificar as ações bem executadas. Sempre que atender a um comando, gratifique-o e varie entre carinhos e petiscos.

4 – Socialização

Os passeios ajudam bastante na socialização, mas é preciso ir além. Receber visitas em casa e deixar outras pessoas brincarem com o animal fará muito bem. Nestes momentos, exercite os comandos também, sem pressa e com paciência.

5 – Melhore o ambiente

Dê um lugar adequado para o cão dormir e descansar, invista ou faça brinquedos interativos. Existem diversas dicas de brinquedos que ajudam o cão a matar o tédio, aprender e se entreter. Mais do que isso, as mudanças e adaptações na casa previnem a destruição de móveis e objetos.

6 – Ignore

As más ações, como ficar mordendo incansavelmente as mãos dos donos, devem ser ignoradas. O animal deve entender que este não é o meio adequado de ganhar atenção ou brincar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário