A série Arquivo 81 é uma das surpresas da Netflix neste começo de ano. A produção, que tem conquistado os telespectadores ao redor do mundo, acaba pecando em um único ponto. É o que analisou o site de variedades da Slate Magazine.
Leia mais: Nova série da HBO mostra futuro tecnológico assustadoramente real e vai agradar fãs de Black Mirror
A trama traz uma premissa de terror com elementos de “footage” – gravações perdidas de uma pessoa. A princípio, a técnica casa bem com a narrativa de Arquivo 81. No entanto, a premissa até então interessante acaba se tornando algo prognosticável e pouco inspirada.
E o erro da trama está em tentar tornar as coisas do passado, mostradas pelo “found footage“, uma história tão clara quanto a narrada no tempo presente. Isso faz com que as descobertas se tornem cada vez mais previsíveis e surpreendam menos o telespectador.
Apesar de esse truque ser cansativo ao longo da série, é possível citar muitas outras coisas positivas e de destaque em Arquivo 81. Não foi por acaso que a produção já se tornou um sucesso na Netflix, sendo vista por uma multidão de telespectadores da plataforma.
Com produção de James Wan, conhecido pela direção de Aquaman, Invocação do Mal e Jogos Mortais, a série Arquivo 81 já está disponível integralmente na Netflix. Até o momento, não houve a confirmação de uma segunda temporada.