Atenção! Estes alimentos parecem saudáveis, mas na verdade não são

Nem tudo que parece fazer bem para a saúde, de fato exerce esse papel. Conheça alguns alimentos "enganadores" de dieta.



Muita gente busca seguir com afinco o manual de como conquistar um estilo de vida mais fit. A procura por comidas saudáveis tem se tornado uma verdadeira febre entre pessoas de todas as idades. Com isso, é natural se esbarrar em alimentos que aparentam ser verdadeiras obras-primas para o corpo, mas que na realidade não são nada disso.

Leia mais: Vai comprar no exterior? Valor limite passa a ser de US$ 1.000

Para começar, a dica é fazer trocas nutritivas de forma segura, sempre optando por itens naturais ao invés de produtos industrializados. Mas atenção, nem tudo aquilo que parece fazer bem para a saúde, de fato exerce esse papel. Alguns alimentos considerados fitness são verdadeiros vilões para uma dieta menos agressiva.

Alimentos “fit” que podem ser prejudiciais à saúde

Dentre os alimentos que podem prejudicar o bem-estar do organismo, e que fazem parte do rol de produtos que enganam, podemos citar as barras de cerais e biscoitos. Em sua maioria, os alimentos contam com ingredientes prejudiciais, comumente encontrados em itens industrializados.

Outro erro bastante comum é substituir o presunto por peito de peru. O que nem todo mundo sabe é que o embutido possui em alto nível de sódio e conservantes. Segundo a nutricionista clínica, Thaís Cristine, muito desses hábitos equivocados tem origem no marketing adotado pelas empresas de alimentos, que pode ser tendencioso e apelativo.

“Um conselho que aplico sempre dentro do consultório com os meus pacientes é sobre a leitura de rótulos. Atentar-se, principalmente, à lista de ingredientes daquele alimento, não comprar pelo título maior na frente do produto”, destacou a especialista.

Quem substitui o pão pela tapioca mal sabe que a carga glicêmica da farinha branca é igual ou maior que ao alimento à base de fermento. Seu consumo, inclusive, pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, piorando os casos de quem tem predisposição a desenvolver diabetes.

Por fim, é fundamental que os seguidores de dietas consideradas saudáveis fiquem de olho nos alimentos que trazem no rótulo os dizeres light e diet. A dica dada por especialistas é sempre observar a quantidade de ingredientes que foram utilizados no preparo daquele produto. Quanto menos houver, menores as chances de aditivos químicos estarem na composição. Lembrando que todas essas dicas não substituem a ida a um nutricionista.




Voltar ao topo

Deixe um comentário