scorecardresearch ghost pixel



Auxílio emergencial terá dois novos repasses em 2022

Valores retroativos do benefício serão liberados em duas cotas para milhares de pessoas que têm direito a eles.



O pagamento retroativo do auxílio emergencial a pais solteiros é uma possibilidade que vem sendo discutida nos últimos dias. Segundo o Ministério da Cidadania, ainda não foi definido um calendário para os repasses, mas eles devem ocorrer em duas parcelas.

Leia mais: Descubra se você precisa devolver o auxílio emergencial em 2022

Quando o benefício foi criado, em 2020, o presidente Jair Bolsonaro vetou o trecho do projeto que autorizava o depósito de duas cotas para homens chefes de famílias monoparentais. Por isso, somente as mães solo puderam ter acesso ao auxílio de R$ 1.200.

Mas o Congresso Nacional derrubou o veto presidencial, abrindo espaço para a liberação de retroativos. Para viabilizar os pagamentos, a pasta da Cidadania recebeu R$ 4,1 bilhões em verbas do governo federal no fim de dezembro.

No dia 31 de dezembro, uma portaria da União instituiu o início dos procedimentos operacionais para identificar os pais que terão direito ao dinheiro. “Os repasses estão previstos para ocorrer no início deste ano”, afirmou o governo.

Quem tem direito?

O auxílio emergencial retroativo será pago ao “homem provedor o grupo familiar chefiado por homem, sem cônjuge ou companheira(o), composto por pelo menos uma pessoa menor de dezoito anos de idade”, explica a Portaria 731/2021.

Para verificar se você terá direito aos valores, basta acessar o aplicativo ou o site do auxílio emergencial, informar os dados solicitados e fazer a consulta.




Voltar ao topo

Deixe um comentário