Banco Central tira do ar sistema de consulta a valores devidos por bancos

Número de acessos gera demanda de acessos acima da esperada gera instabilidade e leva BC a suspender o serviço.



O Banco Central tirou do ar o Sistema Valores a Receber (SVR), sua nova ferramenta que possibilita a consulta de valores devidos por bancos a pessoas físicas e jurídicas. A suspensão ocorreu nesta terça-feira, 25, apenas um dia após o lançamento da novidade.

Leia mais: BC devolve dinheiro de contas inativas; Veja se você tem algo a receber

Nesta manhã, o portal do BC enfrentou instabilidade por conta do alto número de acessos de pessoas querendo saber se têm dinheiro a resgatar.

Em nota, a autarquia informou que “o lançamento do Sistema Valores a Receber (SVR) gerou demanda de acessos muito acima da esperada, o que provocou instabilidade em sua página e também nos sites do BC, do Registrato e Minha Vida Financeira. Para estabilizar esses sites, o BC suspendeu temporariamente o acesso ao SVR.”

“Estamos trabalhando para que o funcionamento dos sites seja normalizado o mais breve possível e também para o retorno do SVR. Manteremos o público informado quanto a esses desenvolvimentos e pedimos desculpas pelo transtorno”, completou.

Sistema de consulta de valores a receber

Os valores disponíveis para consulta são decorrentes de depósitos não retirados após encerramento de contas, tarifas cobradas indevidamente, parcelas de empréstimos, entre outros. Durante o lançamento da novidade, o BC afirmou que cerca de R$ 3,9 bilhões serão devolvidos para 24 milhões de pessoas e empresas.

No total, cerca de R$ 8 bilhões estão disponíveis para seus donos e deverão ser repassados ao longo de 2022. O cliente poderá solicitar a devolução pela internet, nos casos em que a instituição tiver assinado o Termo de Compromisso com o BC, ou diretamente com o banco devedor.




Voltar ao topo

Deixe um comentário