scorecardresearch ghost pixel



CadÚnico: veja como atualizar o cadastro em 2022

Atualizar o CadÚnico é extremamente importante para seguir recebendo os benefícios do governo federal. Confira os prazo e como fazer.



Já está mais do que provado que o Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal é a porta de entrada para os benefícios pagos pelo governo federal. Por isso, as famílias que não têm o cadastro precisam o quanto antes fazer ou atualizar os dados para entrar na lista do governo.

Leia mais: Governo confirma abatimento de até 92% em dívidas do Fies

O CadÚnico precisa ser atualizado a cada nova mudança na estrutura familiar. Por exemplo, em casos de nascimentos ou mortes. Ou qualquer outra alteração relevante.

Atualizar o CadÚnico

Os benefícios do governo federal só são assegurados se a família estiver em dia com o CadÚnico. Isso vale inclusive para quem espera o dinheiro do Auxílio Brasil, vale-gás e tantos outros.

É por meio do CadÚnico que o governo consegue identificar as famílias mais necessitadas. E aquelas que mais se encaixam nos programas sociais. Sem atualizar os dados, essas famílias podem ser desconsideradas.

O ideal é que o cadastro seja atualizado a cada dois anos ou quando houver qualquer mudança na estrutura da família. Mais que esse prazo os benefícios podem ser cortados.

É importante sempre conferir como está o cadastro, já que o governo federal não faz nenhum tipo de alerta para as famílias. Ou seja, é responsabilidade de cada uma manter os dados em dia.

Para atualizar o CadÚnico é só procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade. É importante levar todos os documentos pessoais e principalmente aqueles que comprovem qualquer alteração na estrutura familiar. Por exemplo, a certidão de nascimento em casos de novos membros na família.

Além disso, lembre-se que a atualização não é automática. Logo, depende de você. O ideal é deixar todas as informações em dia para não correr nenhum risco de ter o benefício suspenso ou até mesmo cancelado, já que muitos brasileiros ainda aguardam na lista de espera por algum auxílio do governo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário