scorecardresearch ghost pixel



Como dar entrada na aposentadoria em 2022?

Se você pretende dar entrada na aposentadoria em 2022, confira a lista de documentos e como fazer a solicitação junto ao INSS.



A cada novo ano, o trabalhador fica um passo mais perto da tão sonhada aposentadoria. Por isso, para quem já pode tentar se aposentar neste ano de 2022, veja o que fazer para facilitar o processo e conseguir a aposentadoria de uma vez por todas.

Leia mais: Multa de 40% do FGTS pode estar com os dias contados

A entrada no processo de aposentadoria depende de uma série de documentos essenciais para provar que o trabalhador já tem o direito de se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Aposentadoria em 2022

A Reforma da Previdência trouxe mais mudanças nos pedidos de aposentadoria pelo INSS. Por isso, acompanhar o que muda com as novas regras nem sempre é fácil. Menos ainda conseguir se aposentar sem ajuda especializada.

Mas, para te dar um apoio nesse momento, separamos algumas dicas que podem facilitar o processo do pedido de aposentadoria em 2022.

Nos casos da Aposentadoria Especial, os trabalhadores precisam ter desempenhado entre 15 e 25 anos de trabalho em ambientes insalubres, expostos a agentes que colocam em risco a saúde.

Já a aposentadoria da pessoa com deficiência leva em conta a idade e também o tempo de contribuição. É preciso ter pelo menos 180 contribuições junto ao INSS e idade mínima de 55 anos para as mulheres e 60 anos para os homens.

No caso da aposentadoria por tempo de contribuição, ela foi extinta pela Reforma da Previdência. Mas, para aqueles que completaram os requisitos para aposentadoria até setembro de 2019 continuam com o direito de se aposentar.

São vários os tipos de aposentadoria e por isso você precisa conferir em qual delas se encaixa. Depois disso, é preciso apresentar documentos ao INSS, como:

  • Documentação de Identificação
  • Carteira de Trabalho caso você não tenha sua CTPS é possível recuperar os registros das atividades exercidas em empresas por meio do CNIS.
  • Comprovante de Residência
  • Comprovante por Escrito (opcional)
  • Comprovante de atividade especial, no exterior ou rural
  • Carnês de Contribuição em situações onde o segurado realiza os pagamentos direto ao Instituto.

O pedido de aposentadoria pode ser feito pelo site ou aplicativo “Meu INSS” ou no telefone 135.




Voltar ao topo

Deixe um comentário