O tempo dedicado aos filhos tem valor incalculável. É pensando nisso que um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pretende fazer com que o cuidado materno seja incluído no cálculo da aposentadoria. Ainda mais depois da Reforma da Previdência, que aumentou o tempo para que as mulheres consigam se aposentar.
Leia mais: Serviço militar entra como tempo de trabalho para a aposentadoria?
Não é de agora que as mulheres lutam pela inclusão do tempo dedicado aos filhos no cálculo da aposentadoria. Afinal de contas, a depender da quantidade de filhos é longo o período de dedicação e longe do trabalho formal.
Cuidado materno
O projeto é do deputado Paulo Bengtson, do PTB da Bahia. Pelo texto, a previsão é de adicionar 10% no valor do benefício para as mulheres que tenham se dedicado aos filhos.
Pelo projeto, o valor seria de 2% por filho nascido vivo, 4% para adotados e 2% para nascidos vivos ou adotados que tenham alguma invalidez ou deficiência intelectual grave.
A proposta tem como inspiração um projeto de lei da Argentina. De acordo com o deputado autor do projeto, o reconhecimento leva em conta as horas de trabalho dedicadas ao cuidado materno.
Sendo que muitas mulheres se dedicam também ao trabalho externo, tendo um acúmulo de trabalho.
O projeto de lei segue em tramitação e deve ser analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Seguridade Social e Família, de Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e de Cidadania.
Dessa forma, o que se espera com o projeto é dar mais segurança às mulheres na aposentadoria, principalmente para aquelas que encontraram mais dificuldades para retornarem ao mercado de trabalho após o nascimento dos filhos.