O salário-família é um valor pago pelo governo federal de acordo com a quantidade de filhos e no limite de renda definido pelo programa. O benefício vale apenas para quem tem filhos com menos de 14 anos. Veja quais são as regras e como garantir o dinheiro em 2022.
Leia mais: 14º salário do INSS recebe data e valor de pagamento; Confira quando sai
Para ter o salário-família, os interessados que se enquadrem nas regras precisam fazer a solicitação junto aos empregadores. Por outro lado, quem é trabalhador autônomo precisa fazer o pedido junto ao sindicato ou órgão que representa a categoria que exerce.
Salário-família
O pedido do benefício pode ser feito de forma online, pelo aplicativo “Meu INSS”. O salário-família também pode ser solicitado junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para quem recebe auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou por idade.
Para fazer o pedido do benefício é necessário apresentar os documentos pessoais com foto, além do CPF. É preciso também ter o termo de responsabilidade e a certidão de nascimento de cada um dos dependentes.
Outros documentos exigidos são a carteira de vacinação dos que tenham até 6 anos de idade, assim como a frequência escolar e o requerimento do salário-família.
O salário-família foi criado para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade. Mas, atenção com os prazos. O benefício precisa ser renovado anualmente, com a apresentação da carteira de vacinação dos dependentes com menos de 6 anos.
E tem ainda a renovação a cada seis meses, para os filhos em idade escolar. Nesse caso é preciso apresentar a frequência nas aulas, sempre nos meses de maio e novembro. Ou seja, duas vezes ao ano. Assim, quem perde o período de renovação pode ter o benefício suspenso.
A renda mensal da família não pode passar de R$ 1.655,98. Para essas famílias, o valor do salário-família fica em R$ 56,47. Para cada filho com menos de 14 anos é adicionado esse valor.