O gás de cozinha foi um dos produtos que mais encareceu nos últimos meses. O alto preço fez com que muitos brasileiros buscassem formas alternativas de cozinhar para economizar gás. Contudo, separamos algumas dicas funcionais para evitar o desperdício e ainda economizar um bom dinheiro.
Veja também: Hidrocultura: quais plantas você pode cultivar utilizando apenas água
Existem diversos elementos que contribuem para o gasto excessivo de gás de cozinha. Boa parte deles podem ser evitados ou minimizados. Isso fará com o seu gás dure por muito mais tempo sem precisar trocar ou reabastecer o botijão.
Dicas para economizar o gasto do gás de cozinha
Primeiramente, vale destacar que o gás deve ser comprado em locais de confiança e boa procedência. Prefira distribuidoras de marcas específicas ou estabelecimentos que atestem sua qualidade. Tendo isso em mente, vamos às dicas valiosas para economizar:
1 – Registro do gás
O registro do gás é a válvula que permite ou bloqueia a saída dele para o fogão e para o forno. Deixá-la na abertura máxima gera desperdício. Ainda que seja pouca a quantidade de gás que se dissipa sem utilidade, pense em quantas vezes a chama é acionada por dia.
Assim, um pouquinho de economia em cada acionamento, vai gerar um grande impacto ao longo do mês. Por isso, a dica é manter o registro um pouco mais aberto além da metade. Nunca deixe totalmente aberto.
2 – Bocas entupidas
Certifique-se que seu fogão não está com as bocas entupidas. Restos de alimentos, gordura e sujeira podem se acumular nos buraquinhos por onde saem as chamas. Se isso acontecer, o gasto de gás tende a ser maior.
Pra ver se alguma boca está com os furinhos obstruídos, preste atenção na cor do fogo. Chamas amarelas ou laranjas são sinais de que o problema aconteceu. Para resolvê-lo basta passar um arame fino ou uma ferramenta própria para isso.
3 – Pare de abrir o forno
Toda vez que o forno é aberto para conferir se o alimento está no ponto, gasta-se mais gás. Por isso, pare de abrir o equipamento a todo momento. Além do mais, o forno fechado é mais eficiente par assar e o cozimento será mais rápido.
4 – Prefira a panela de pressão
Alimentos mais duros e que demoram mais tempo para cozinharem podem ser colocados na pressão. Por isso, prefira utilizar a panela de pressão e diminuir o tempo de fogo.
5 – Cuidado com o ar
Quando a cozinha está aberta e o vento começa a bater, ele pode atrasar o processo de cozimento. Isso gera mais tempo de fogo e, consequentemente, mais gasto de gás. Então prefira cozinhar com o ambiente sem correntes de ar.
6 – Panela velha gasta mais
Quanto mais camadas de gordura acumuladas no fundo das panelas velhas, mais elas gastaram o gás. Pois é, o alimento demora mais tempo para ficar pronto. A dica é utilizar as panelas mais novas.