scorecardresearch ghost pixel



Empréstimo consignado: veja quais as mudanças para 2022

Se você é segurado do INSS pode contar com o apoio do empréstimo consignado. Veja se essa é uma boa opção para você e como contratar.



As mudanças no empréstimo consignado já começaram a valer para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Volta a valer a margem de 35% do benefício. E não mais os 40% que valiam no ano passado, por conta das medidas adotadas com a pandemia da Covid-19.

Leia mais: 13º salário do INSS já tem data para ser pago em 2022?

As mudanças com ampliação da margem eram para aumentar o crédito dos segurados nos meses mais críticos da pandemia, principalmente com as primeiras ondas de desemprego.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é um crédito que os segurados do INSS têm, sendo que as parcelas são descontadas diretamente no pagamento dos benefícios do instituto. Dessa forma, a margem do benefício representa o quanto pode ser usado no empréstimo consignado.

Assim, é a parte da renda que fica comprometida com as parcelas. Por exemplo, se o benefício é no valor de R$ 2.500, o empréstimo pode ser em cima de 35% desse valor. Antes era de 40%.

Além disso é importante entender como fica a divisão dessa porcentagem. Sendo que 30% são para o próprio empréstimo e os outros 5% com as taxas como as despesas do empréstimo e o saque do cartão de crédito.

Outra novidade do empréstimo consignado em 2022 está na quantidade de parcelas. A redução foi de 7 para 6 anos. Ou seja, as parcelas são no máximo em 72 meses. Não mais 84.

Mais uma alteração foi na taxa de juros, que foi elevada de 1,80% para 2,14%. O acompanhamento de todas as etapas do empréstimo consignado pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS. Lá os segurados conseguem ver os valores, as parcelas e todas as demais informações dos benefícios.

Além disso, antes de decidir pela contratação do empréstimo consignado, os interessados podem fazer uma simulação sem qualquer custo, direto no portal do INSS. Assim é possível conferir se as parcelas não vão comprometer todo o orçamento da família.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário