O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) está com o novo calendário para o saque-aniversário ao longo de 2022. Assim, quem decidir fazer a retirada do benefício pode consultar as datas disponíveis e os prazos para fazer a solicitação.
Leia mais: Saiba como conferir o extrato do FGTS em 2022
Quem decide por receber o saque-aniversário pode fazer um saque anual. Apesar disso, não tem direito a todo o saldo do FGTS em casos de demissão sem justa causa. Além disso, é preciso informar o desejo pelo saque-aniversário, já que o processo não é automático.
Saque-aniversário
Se você trabalhador precisa de um dinheiro a mais no mês de aniversário, o saque-aniversário pode ser uma boa opção. Os valores podem ser solicitados e recebidos a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário. Além disso, o dinheiro fica liberado para saque até o último dia do mês seguinte ao aniversário.
Além disso, se o trabalhador ainda ficar em dúvida se vai ou não solicitar o dinheiro, a decisão pode ser feita ainda no mês de aniversário. Ou seja, depois disso não tem mais direito à solicitação.
Por exemplo, quem faz aniversário agora no mês de janeiro tem até o dia 31 deste mês para fazer o pedido do saque-aniversário. E o valor fica disponível até o fim do mês seguinte.
Só neste mês de janeiro, mais de 1,3 milhão de pessoas podem fazer o pedido do benefício até o fim do mês. Para fazer a solicitação é só acessar o aplicativo do FGTS e informar o CPF e também a senha do usuário.
A opção está disponível na aba “Saque Aniversário do FGTS”.
Veja como fica o calendário
– Nascidos em – Início do pagamento – Data final para sacar o valor
- Janeiro – 03/jan – 31/mar
- Fevereiro – 01/fev – 29/abr
- Março – 02/mar – 31/mai
- Abril – 01/abr – 30/jun
- Maio – 02/mai – 29/jul
- Junho – 01/jun – 31/ago
- Julho – 01/jul – 30/set
- Agosto – 01/ago – 31/out
- Setembro – 01/set – 30/nov
- Outubro – 03/out – 30/dez
- Novembro – 01/nov – 31/jan/2023
- Dezembro – 01/dez – 28/fev/2023