Fraudes no cartão de crédito: Como descobrir quem usou o meu cartão em compras pela internet?

Confira algumas dicas para se proteger dessas fraudes.



Está cada vez mais comum ouvir as pessoas falando que fazem compras pela internet com o cartão de crédito por ser muito mais rápido e prático. Entretanto, essa prática precisa ser feita com muito cuidado!

Leia também: Precisa de um alívio para o bolso? Veja como pagar o IPVA 2022 com cartão de crédito

Aquilo que traz facilidade também pode se tornar um pesadelo, ainda mais quando algumas compras, que não foram feitas por você, aparecem na sua fatura. Como agir diante dessa situação? Como descobrir quem fez a compra pela internet com o seu cartão? Confira as resposta a seguir.

Como descobrir quem usou meu cartão de crédito?

É possível visualizar, na fatura do seu cartão, o local onde a compra foi feita. Ainda que a localização exata não apareça, é possível descobrir quem comprou na loja física ou na internet. Para isso, o titular terá que seguir alguns passos.

Primeiramente, é necessário entrar em contato com a administradora do cartão para descobrir onde foi realizada a compra e qual o valor gasto. Se a fraude for identificada, o próximo passa é procurar o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão responsável por essas demandas de sua cidade ou região. Para isso, é preciso ter os documentos que comprovem a cobrança indevida em mãos. Conforme está previsto no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor:

O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

Se o consumidor ainda não tiver feito o pagamento do valor cobrado, a administradora do cartão ou o banco fazem a exclusão da compra e da cobrança. Mas, caso o valor já tenha sido pago, o consumidor terá o direito de receber o reembolso do dobro do valor, conforme artigo 42 do CDC e a lei do direito à repetição do indébito.

Como me proteger de fraudes?

  • Não passe a senha do seu cartão para terceiros ou anote em blocos de notas no celular, computador e sites;
  • As compras com o cartão de crédito só podem ser concluídas com o número completo e o CVV. Por isso, tome cuidado com a divulgação desses dados;
  • Não deixe os dados do seu cartão salvos ou armazenados em sites, ainda que sejam de confiança. Isso porque todos correm o risco de serem atacados por hackers, que podem roubar suas informações pessoais, incluindo as do seu cartão;
  • Fique atento à fatura do seu cartão e verifique cada compra realizada. Em caso de suspeita de compra indevida, entre em contato com a administradora do cartão imediatamente para que sejam tomadas as providências necessárias de segurança com o cartão.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário